Boas notícias vindas de Panasonic, Samsung e Sony: elas estão se juntando para acabar com esse papo de vender óculos 3D caros que só funcionam em TVs de uma só fabricante, e usarão óculos padrões da Xpand a partir de 2012.

Mesmo que exista a possibilidade da padronização apenas confirmar um quadrinho do xkcd, o fato de três grandes fabricantes se juntarem para criar a “Iniciativa do Óculos 3D Full HD” parece algo muito benéfico para os usuários.

Caso você esteja se perguntando, trata-se de uma parceria para óculos 3D ativos, usando tecnologia da Xpand não só como padrão para TVs, mas também para computadores e projetores. Já é possível comprar óculos 3D universais da Xpand por US$129, mas provavelmente as fabricantes adicionarão um receptor infravermelho para deixar suas TVs compatíveis — apesar de o site da Xpand afirmar que os óculos já funcionam em vários televisores.

O desenvolvimento do óculos começa apenas em setembro, então não espere encontrá-lo nas lojas antes do ano que vem — mas pelo menos eles serão compatíveis com todas as TVs 3D da Sony, Samsung e Panasonic, mesmo nos modelos lançados em 2011.