Virou ato cotidiano colocar o celular em cima da mesa do restaurante antes (e durante) o jantar. Mas não é só porque se trata de status quo que isso não incomoda as pessoas e é grosseiro. Use este brilhante teste para punir seus amigos viciados em falar ou escrever no celular.

Admito que também sou bem culpado quando o assunto é usar smartphones em restaurantes: eu mando SMS, vejo e-mails, ou leio rapidinho o artigo da Wikipédia sobre a Guerra Vietnamita-Otomana (1570-1573) enquanto alguém fala alguma coisa. “Aham. É mesmo (chacoalha a cabeça)”. É isso que fazemos. Ficamos sentados como um monte de robôs, absorvendo proteínas e nutrientes, enquanto nos disfarçamos de seres humanos. Não mais!

A Roleta do Smartphone (também conhecida como The Phone Stack) coloca grana na jogada. E se tem algo que os humanos amam mais do que smartphones e mensagens, é dinheiro. As regras são simples:

1. Quando vocês se sentarem, coloquem os celulares na mesa, com a tela para baixo. Você pode empilhá-los se você curte ser bem extremo, mas isso não é necessário.

2. Ninguém pode tocar em seu próprio celular — nem mesmo se ele tocar, vibrar ou apitar.

3. Se você checar seu celular antes de o jantar acabar, você paga toda a conta. Sem exceções. Mesmo que você tenha só levantado o aparelho para ver a mensagem na tela. A conta é sua.

* Exceção possível: você está grávida e vai ter um filho / sua mulher está grávida e vai ter um filho / um bebê precisa de ajuda / outras situações que envolvam ameaça à vida. Mas você pode adicionar novas regras na mesa.

Boa jogatina. Agora você terá que pensar bem no que conversar — oralmente — durante seu próximo jantar. [Some Obscure Tumblr via Kempt via FoodBeast]