_Jogos

Facebook adquire Beat Saber, um dos maiores games de realidade virtual

Com a aquisição, a equipe da Beat Games se juntará à Oculus Studios como um "estúdio operado de forma independente" e sua sede permanecerá em Praga.

Imagem: Facebook

Jogos de realidade virtual existem, mas, mesmo assim, você provavelmente não consegue citar muitos de cabeça. E, se você consegue, há grandes chances de o primeiro que vem à sua mente ser Beat Saber – o único jogo de VR bom que qualquer pessoa pode desfrutar sem passar mal devido aos movimentos induzidos por VR, ou parecer um completo desastrado. Então, é claro que o Facebook colocaria suas mãos sujas nele.

Bem, a partir de hoje, o Beat Saber agora pertence ao Facebook, que anunciou a aquisição em um blog da Oculus. Em um e-mail, um porta-voz do Facebook observou que “os termos da aquisição não serão divulgados”. Dito isso, parece que a equipe relativamente enxuta da Beat Games se juntará à Oculus Studios como um “estúdio operado de forma independente” e sua sede permanecerá em Praga.

Se você nunca jogou o Beat Saber antes, deixe-me dizer, é maravilhoso. Como usuária de óculos, propensa a enjoos, não sou a maior fã de VR. Dito isto, eu adoro o Beat Saber.

Se você nunca jogou, é uma mistura de Fruit Ninja e Guitar Hero, mas em vez de cortar frutas, você está cortando ritmicamente através de blocos com sabres de luz. Os 45 minutos que eu escapei para tocar Beat Saber com um headset VR no armário de gadgets do Gizmodo continuam sendo uma das minhas memórias favoritas do nosso novo escritório. Eu estava estressada, e jogar em vários níveis ao som de batidas eletrônicas era extremamente libertador.

Então, permita-me lamentar esta aquisição, mesmo que as partes envolvidas estejam provavelmente felizes com isso. Quero dizer, sim, o Facebook provavelmente está comemorando porque acabou de comprar um dos jogos de VR mais bem-sucedidos do mercado – em março, a Beat Games anunciou que vendeu mais de um milhão de cópias apenas com a divulgação boca a boca. A Beat Games também provavelmente está aliviada, pois é uma pequena startup de oito pessoas que, segundo o TechCrunchevitou o financiamento de capital de risco.

Mas todos nós já vimos essa história acontecer antes. Empresa pequena com um bom produto é comprada pela empresa grande com reputação questionável. Promessas são feitas, e promessas são mantidas até o público esquecer. Novos produtos não são tão bons quanto os antigos e muitas vezes não cumprem as grandes promessas feitas quando a aquisição aconteceu. É uma narrativa tão desgastada e antiga que até o Facebook teve que reconhecê-la na seção de perguntas e respostas do blog. Segundo o anúncio:

Há uma longa história de estúdios independentes ingressando em empresas maiores e sendo arruinados. Como vocês vão evitar isso?

Estou na indústria há um tempo e já vi isso em primeira mão. No entanto, também vi e fiz parte de algumas histórias de sucesso incríveis. A história que pretendemos provar ao longo do tempo é a seguinte: um estúdio independente une forças com alguns aliados que pensam da mesma forma e, juntos, encontram uma maneira de levar o VR a novos patamares.

Por enquanto, o Facebook promete que o próximo modo de 360° Levels ainda será lançado em novembro e que haverá mais opções de músicas. A empresa também nos garantiu que, pelo menos por enquanto, o jogo continuará disponível em todas as plataformas que não são da Oculus e que não desacelerará as atualizações em uma tentativa de priorizar os clientes da Oculus. A companhia ainda abordou o modding, que se refere à capacidade dos jogadores de criar seus próprios níveis com músicas que podem não ser oficialmente licenciadas.

“Entendemos e apreciamos o valor que o modding traz ao Beat Saber quando feito de maneira legal e dentro de nossas políticas. Faremos o possível para preservar o valor que eles trazem para a base de jogadores do Beat Saber”, escreve Mike Verdu, diretor de conteúdo da Oculus, no blog. “Como lembrete, nossas atualizações de política mais recentes fornecem mais clareza sobre como o modo de desenvolvedor deve ser usado, como ajudar os desenvolvedores a criar seus aplicativos ou os entusiastas a explorar novos conceitos. Ele não se destina a se envolver em pirataria ou modificação ilícita, incluindo mods que violam os direitos de propriedade intelectual de terceiros ou contêm código malicioso”.

Isso não é de se surpreender – o Facebook é uma empresa muito maior e mais suscetível a se dar mal por coisas como não pagar royalties pela música. Mas é difícil considerar essa resposta como um “Não se preocupe, vamos deixar vocês totalmente em paz. Continue seguindo em frente”.

Novamente, nenhuma dessas notícias é super surpreendente. O Facebook deixou claro suas intenções com realidade virtual quando comprou o Oculus – e comprar o estúdio que faz um jogo popular e bem-sucedido faz sentido para a estratégia geral. É exatamente o tipo de notícia que provoca um suspiro profundo e trêmulo, enquanto você move mentalmente outro produto da lista de Bom para Talvez Não Seja Tão Bom No Próximo Ano.

[UploadVR]

Sair da versão mobile