O Facebook anunciou uma parceria com a empresa de satélite francesa Eutelsat Communications para transmitir sinal gratuito de internet banda larga para 14 países da África subsaariana.

Com o acordo, as empresas envolvidas vão usar “toda a carga de banda larga do satélite geoestacionário AMOS-6” conectado com gateways e terminais na terra, provendo alto ganho de sinal de transmissão de dados que cobrirá grande parte do Oeste, Leste e Sul da África.

Planejado para prover conexão na segunda metade de 2016, o satélite deverá atender pessoas que vivem em áreas remotas e em locais com densidade populacional de baixa a média.

O satélite será lançado junto ao foguete Falcon 9 da SpaceX. A iniciativa faz parte do Internet.org, o criticado projeto encabeçado pelo Facebook para aumentar a conectividade em áreas em desenvolvimento. A rede social já havia anunciado o uso de drones para fornecer conexão à internet. Porém, no fim das contas, a ideia do satélite pode ser a primeira a decolar e causar impacto.

[Eutelsat Communications via Engadget]

Imagem: Divulgação.