O Facebook começou hoje a temporada de lançamentos 2011 com uma resposta ao Hangouts do Google+, na forma de Chamada por Vídeo, uma função de videochamada integrada ao Facebook com tecnologia Skype. Nós testamos.

Geralmente, se dois usuários do Facebook quisessem fazer uma videochamada, eles precisavam sair do Facebook e se conectar através de um cliente Skype, o FaceTime da Apple, Google Talk ou mesmo o Hangouts do Google+. (O Orkut tem chamadas em vídeo desde 2009.) Agora, tudo o que os usuários do Facebook precisam fazer é baixar um pequeno plugin e pronto: mensagem instantânea em vídeo. Você acessa a Chamada por Vídeo através da aba de chat: comece uma conversa no chat como sempre, clique no botão de Chamada por Vídeo, e arrume seu cabelo pra aparecer bonito no videochat.

[viddler http://www.viddler.com/simple/42444947/]

Ao integrar videochamadas direto na experiência do Facebook, a rede social poderá disponibilizar esta tecnologia direto às massas. E você achando que era um problema receber Pedidos de Amizade de gente que você não lembra de ter conhecido… Agora você vai receber pedidos de videochat daquele cara que você adicionou, mas nem lembra mais quem é.

O chat do Facebook sofre há tempos com bugs, mas será que a Chamada por Vídeo é mais do mesmo? A demonstração do Facebook parecia fluida o bastante, e nos nossos testes o videochat funciona! A qualidade do vídeo parecia levemente menor que do iChat/FaceTime, mas foi útil o bastante, e o processo de entrar em um chat é mínimo. Eu reparei que o plugin necessário para as videochamadas consumiu cerca de 30% da minha CPU durante uma chamada, o que é uma pena. Outro problema é a separação de vídeo e chat em texto – seria legal ver ambos integrados, em vez de ir e voltar entre um e outro.

[viddler http://www.viddler.com/simple/f7a92e5a/]

A parceria entre Facebook e Skype faz parte de uma aliança maior entre Facebook e Microsoft. Como você bem se lembra, o Skype foi comprado pela Microsoft por US$8,5 bilhões em maio. E a Microsoft integrou o Facebook nas buscas do Bing, unindo-se contra a ameaça do Google.

Além da Chamada por Vídeo, o Facebook também anunciou uma atualização para o Chat em Grupo que permite mensagens com grupos criados na hora, e que torna mais fácil encontrar quem está online. [Facebook Video Chat]