_Facebook

Facebook usa inteligência artificial para descrever imagens a deficientes visuais

Recurso de acessibilidade do Facebook passa a analisar e descrever imagens para portadores de deficiência visual.

Uma atualização do Facebook passa a descrever imagens postadas na rede para pessoas com deficiência visual. O recurso só está disponível para iOS e, infelizmente, só funciona em inglês e para poucos usuários. A empresa já prometeu a funcionalidade para Android e a expansão para outras línguas.

>>> Lee Sedol perde partida final de Go e inteligência artificial do Google vence por 4 a 1
>>> Microsoft pede desculpas por frases racistas ditas pela inteligência artificial Tay

Chamado de “automatic alternative text”, o recurso utiliza aprendizado de máquina para descrever o que está aparecendo na tela para o usuário. Após ter o app atualizado, a ativação consiste em ligar o recurso Voice Over no iOS: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Voice Over.

Sobre o novo recurso, explica o Facebook em um blog post:

“Antes disso, pessoas usando recursos que leem o que aparece na tela ao navegar no Facebook tinham acesso apenas ao nome do usuário que compartilhou a foto, seguido pelo termo “foto”, quando era o caso de uma imagem. Agora, nós podemos oferecer uma descrição mais rica sobre o que está na foto, graças ao automatic alt text. Por exemplo, alguém poderia ouvir: “imagem pode ter três pessoas, sorrindo, ar livre.”

O sistema de inteligência artificial do facebook é baseado em uma rede neural com bilhões de parâmetros e foi treinado para identificar milhões de exemplos.

Essas iniciativas são importantíssimas para facilitar o acesso de deficientes à rede. No entanto, os sistemas de aprendizado de máquina são passíveis de erros — algumas vezes grotescos. No ano passado, por exemplo, o Google precisou se desculpar por um erro de algoritmo que marcava automaticamente negros como gorilas.

Recentemente, o Twitter anunciou um recurso parecido para deficientes visuais. Porém, a rede confia na descrição dada pelo usuário — não existe um sistema automático. Mesmo assim, ainda não está disponível para todos.

Esperamos que o recurso do Facebook ajude os milhares de deficientes visuais e que, preferencialmente, seja preciso nas descrições do que for analisado.

[Facebook]

Sair da versão mobile