_Facebook

Facebook anuncia M, um assistente pessoal integrado ao Messenger

Siri, Google Now e Cortana, vocês terão um novo concorrente em breve: o Facebook anunciou hoje o M, um assistente pessoal integrado ao Messenger

Siri, Google Now e Cortana, vocês terão um novo concorrente em breve: o Facebook anunciou hoje o M, um assistente pessoal integrado ao Messenger que pode realizar diversas tarefas, como comprar presentes ou fazer reservas em restaurantes.

O M começou a ser distribuído entre alguns usuários do Messenger na área da Baía de São Francisco, na Califórnia (EUA). Ele é “movido a inteligência artificial treinada e supervisionada por pessoas”, explica David Marcus, gerente de produto do Facebook Messenger.

No post do anúncio, feito no seu perfil pessoal, ele dá mais detalhes sobre o M:

Ao contrário de outros serviços baseados em inteligência artificial disponíveis no mercado, o M consegue completar tarefas por você. Pode comprar itens, entregar presentes para seus entes queridos, reservar restaurantes, organizar viagens e compromissos e muito mais.

Como a Wired explica, o M funciona como um contato do Facebook: você manda mensagens e ele (que entende linguagem natural) vai fazendo perguntas para obter mais informações sobre o que você deseja, até ter certeza de qual é a tarefa a ser realizada.

Por enquanto, o M não faz uso das suas informações no Facebook: todas as sugestões são baseadas nos seus pedidos e nas conversas anteriores que você teve com o M, mas Marcus diz que isso pode mudar no futuro, com o consentimento dos usuários.

O M é uma das maiores novidades para o Messenger depois que ele se tornou uma plataforma para outros apps, como anunciou Mark Zuckerberg na conferência F8, em março. Ainda não há detalhes de quando ele estará disponível para todos os usuários, mas o M vai ter que enfrentar uma Siri que se conecta melhor com os apps, uma Cortana que pretende disputar espaço no iOS e Android e um Google Now que entende os contextos. A briga entre assistentes pessoais vai ser boa. [Facebook via Wired e TechCrunch]

Sair da versão mobile