_Facebook

Facebook anuncia Paper, um belo leitor de notícias integrado à rede social

Após rumores, eis que o Facebook anunciou esta manhã um novo app para iPhone: é o Paper. Ele estará disponível em 3 de fevereiro apenas na App Store americana, e lembra bastante o conceito do Flipboard. O Paper tenta repensar o feed de notícias, transformando-o em uma série de telas com rolagem horizontal. Na metade […]

Após rumores, eis que o Facebook anunciou esta manhã um novo app para iPhone: é o Paper. Ele estará disponível em 3 de fevereiro apenas na App Store americana, e lembra bastante o conceito do Flipboard.

O Paper tenta repensar o feed de notícias, transformando-o em uma série de telas com rolagem horizontal. Na metade superior da tela, você verá fotos e vídeos; na outra metade, aparecem links e atualizações de status, com design semelhante aos cards do Twitter.

O Paper também permite a você postar suas próprias histórias: ele possui um editor WYSIWYG, que mostra exatamente como seu post vai aparecer para outros usuários. Com isso, você terá certeza de que uma foto não sairá mal alinhada, ou que o resumo de um link não sairá cortado.

E não para por aí: assim como o Flipboard, o Paper quer ser um app de notícias. Mas ele não é um leitor RSS: não há a opção de adicionar sites específicos. Em vez disso, você escolhe “seções”, como Esportes, Fotografia, Mundo e Ideias.

O Facebook criou uma nova equipe de especialistas em conteúdo, para escolher as notícias que eles acreditam ser interessantes para você. Dessa forma, você não fica limitado ao que é mais popular no Facebook, nem só ao que seus amigos postam.

Após um hands-on, o Verge explica que a navegação dentro do app é praticamente toda movida a gestos. Por exemplo, deslizar em um card abre a notícia, ou leva você para o site de origem (o leitor de notícias não funciona offline, aliás). A interface é rápida e focada em design: por exemplo, fotos largas se movem à medida que você mexe o celular.

No geral, parece que o Facebook criou um belo app independente que já superou o app principal em qualidade. Em fevereiro, vamos descobrir se esse é o caso: afinal, a rede social já lançou muitos apps separados – como o Home, Poke e Camera – que não deram muito certo.

Saiba mais sobre o Paper aqui. [Facebook via TechCrunch; The Verge]

Sair da versão mobile