_Facebook

Facebook anuncia parceria com Oi para oferecer acesso barato à rede social via celular

O Facebook anunciou que, nos próximos meses, fará parceria com 18 operadoras de celular em 14 países para fornecer acesso gratuito ou com desconto a alguns de seus apps móveis. E no Brasil, apenas a Oi está na lista. Estes são os apps que o Facebook cita especificamente: o Messenger para Android e iOS, e […]

O Facebook anunciou que, nos próximos meses, fará parceria com 18 operadoras de celular em 14 países para fornecer acesso gratuito ou com desconto a alguns de seus apps móveis. E no Brasil, apenas a Oi está na lista.

Estes são os apps que o Facebook cita especificamente: o Messenger para Android e iOS, e seu aplicativo Java para telefones baratos (o Facebook for Every Phone), que também possui funções de chat. Usar esses apps ou será gratuito, ou muito mais barato que o normal.

Até agora, o Facebook só fechou este acordo no Brasil com a Oi. Entramos em contato com a operadora: ela confirma a parceria, mas diz não ter mais detalhes – como quais planos serão contemplados, ou se o acesso será gratuito ou apenas mais barato.

Desde o início do ano, a TIM oferece acesso gratuito ao Facebook, mas apenas para seus clientes do Infinity Web Modem, feito para computadores e tablets, que custa R$ 1,99 por dia que usar. O Facebook não cita a TIM em seu anúncio de parcerias.

E desde 2010, a rede social oferece o 0.facebook.com, versão simplificada do site móvel cujo acesso não é cobrado. No entanto, ela só está disponível para algumas operadoras no mundo, e seu foco é no Facebook em si – em vez de seus serviços de chat.

Segundo o Facebook, o acesso mais barato a seus apps de mensagens “estará disponível nos próximos meses”. [Facebook via Gizmodo US]

Sair da versão mobile