O Windows Phone já teve sua morte decretada, mas ainda existem uns usuários aqui e ali na plataforma da Microsoft. Esses usuários, a partir do dia 30 de abril, não conseguirão mais usar os aplicativos do Facebook, incluindo o Instagram, Messenger e o próprio app da rede social. Depois da data, o acesso poderá ser feito somente via navegador.

A informação foi confirmada por representantes da Microsoft ao Engadget. Usuários no Reddit também relataram que receberam avisos de que o aplicativo seria retirado do sistema operacional a partir do final de abril.

Os três apps do Facebook estão entre os mais baixados da loja Microsoft Store, mas não há dados de usuários ativos – ainda assim, a comunidade do Windows Phone está longe de ser grande. De acordo com dados do StatCounter, a solução da Microsoft tem 0,26% do mercado dos sistemas operacionais móveis no mundo. Atualmente, quem ocupa a terceira posição é o KaiOS.

Ainda de acordo com o StatCounter, o sistema tem 0,64% de participação no mercado brasileiro.

Essa presença do sistema não é surpreendente. A Microsoft anunciou que deixaria a plataforma de lado em 2016 e, no ano anterior, diversos apps já abandonavam o barco. Desde 2018 o sistema não tem notificações push e em dezembro daquele ano a companhia passou a não realizar mais atualizações de segurança.

Aos poucos, os celulares Windows Phone vão se tornando dumbphones. Para quem ainda é adepto, o subreddit da plataforma continua sugerindo alternativas de apps para diversos tipos de serviços.

[Engadget]