Facebook vai enviar um bilhão de e-mails para falar sobre mudanças na rede social

Bilhão, com B. Um email para cada um dos seus usuários – pouco mais de um bilhão. Em outras palavras, é como se uma em cada sete pessoas na Terra recebesse uma mensagem do Facebook nos próximos dias. A maior quantidade de emails enviados pelo Facebook em sua história, e certamente uma das maiores quantidades […]

Bilhão, com B. Um email para cada um dos seus usuários – pouco mais de um bilhão. Em outras palavras, é como se uma em cada sete pessoas na Terra recebesse uma mensagem do Facebook nos próximos dias.

A maior quantidade de emails enviados pelo Facebook em sua história, e certamente uma das maiores quantidades que não sejam spam na história dos emails, não vai falar sobre nada muito emocionante.

Elas vão contar aos membros do Facebook que a forma deles opinarem sobre mudanças dentro da rede social vai ser mudada. Atualmente, quando o Facebook propõe uma mudança em sua política de uso, os usuários podem questioná-las. Se mais de 7 mil comentários forem feitos, elas entram em votação; se 30% dos usuários forem contra a mudança, ela não ocorre.

Resumindo, o Facebook permitia que usuários votassem em certas mudanças de política se muitas pessoas reclamassem, e agora eles vão acabar com isso. Mas pouco importa, já que ninguém realmente usava o sistema. Além disso, o sistema deve ser substituído por outro, com foco no feedback dos usuários sobre novos recursos – o Facebook alega que o sistema atual incentiva a grande quantidade de comentários, e não a qualidade deles. Você pode dar a sua opinião sobre a proposta aqui.

Facebook ama Instagram.

O novo sistema de votação para os usuários não é a única mudança que está na proposta feita pelo Facebook. A rede social também quer combinar os dados dos seus usuários com outros negócios afiliados da empresa – em outras palavras, com o Instagram, que não é o único, mas é o mais relevante. Isso significa que o perfil do app pode ser integrado ao do Facebook no futuro, mais ou menos como o Google faz com os seus serviços e o Google+.

Para não causar nenhuma explosão na internet, o Facebook nos disse que vai enviar as mensagens em fases – nem todos receberão de uma vez. Mas ainda assim, um bilhão de emails! Um bilhão de pessoas, hipoteticamente, vão ler exatamente a mesma coisa. Quantas vezes isso aconteceu na história? Tenho certeza que não muitas! Claro, se você considerar que nem todos os usuários são pessoas – alguns milhões são fakes – e que filtros de spam vão impedir que algumas pessoas recebam a mensagem, o número será menor do que 1.000.000.000. Mas ainda assim, é muita gente.

As propostas ainda serão votadas dentro do sistema que o Facebook quer aposentar. Isso significa que, nos próximos 7 dias, os usuários podem dar a sua opinião sobre essas mudanças. Mas podem ser as últimas a usarem esse sistema, já que um novo deve surgir em breve. [G1, TechCrunch]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas