O TXT é um celular simples – nada de apps, nada de Android – da Sony Ericsson que foi lançado há algumas semanas no Brasil. Ele tem um teclado QWERTY completo, o que é meio estranho para um celular simples (que chamam por aí de feature phone, mas pessoalmente eu evito o termo sempre que possível), mas fora isso não tem nada muito especial. Mesmo assim, o perfil oficial do Facebook Brasil fez um post hoje na própria rede falando sobre o aparelho. Por quê?

O lance é que o TXT é o primeiro desses celulares não-smart no Brasil a incluir o aplicativo oficial chamado Facebook Para Qualquer Telefone, que foi anunciado lá em Julho nos EUA. Demorou, sim, mas o timing faz sentido para o Facebook, que vem crescendo aceleradamente no Brasil, especialmente nessa segunda metade de 2011. O “telefone Facebook” serve tanto para mostrar que a marca está forte por aqui como para provar que não precisa de mais do que um celular simples com uma aplicação Java para se dizer indignado ou apoiar aquela história da USP ou qualquer outra coisa importante que o povo faz lá (menos Farmville) de qualquer lugar do mundo.

A parte “”””ruim”””” é que se você é um daqueles desagradáveis que gosta de reclamar da “orkutização” das coisas, talvez não fique feliz de saber muitas pessoas de renda mais baixa passarão a ter acesso mais fácil e por mais tempo à sua rede social favorita.

MOMENTO SPECS: Fora isso, o TXT tem: teclas de atalho para acesso rápido a mensagens de texto! Aplicativo especial também para o Twitter! Navegador Opera Mini! Cores preto, branco e rosa! Rádio FM! Câmera de 3.2 Megapixels! Cartão de memória de 2GB! Conector de áudio de 3,5 mm! Music tones MP3! E por aí custa entre R$ 269 e R$ 349.

Quem curte?