Usuários do Facebook relataram (em outras redes sociais, óbvio) que tinham sido deslogados da rede sem motivo aparente na sexta-feira  (22). A empresa pediu desculpas neste sábado.

Aparentemente, a saída massiva de um número desconhecido de pessoas foi devido a uma “mudança de configuração”, de acordo com a explicação dada pela companhia no Twitter, que não dizia muito além disso. No entanto, o Engadget relatou que parecia que as pessoas mais afetadas pelo incidente eram usuários de iPhone usando o aplicativo do Facebook. Segundo o site, muitos usuários que usaram a autenticação de dois fatores de SMS da rede estavam tendo problemas para fazer login novamente.

De acordo com o Downdetector, que oferece informações em tempo real sobre interrupções em serviços digitais, milhares de pessoas relataram problemas com o Facebook na sexta-feira (22). No sábado (23), os relatórios diminuíram drasticamente e 87% dos problemas mais relatados estavam relacionados ao login.

Muitos usuários que usavam a autenticação de dois fatores acabaram conseguindo fazer o login novamente, mas tiveram que esperar um pouco para receber um código por SMS. Alguns usuários tiveram que fazer upload de fotos de sua identidade para recuperar o acesso à conta, relata o Engadget.

O Facebook disse ter corrigido o incidente, mas algumas pessoas continuavam dizendo que não conseguiam entrar. A rede usou o Twitter para colocar um link para uma página de suporte do app para iPhone, o que pode indicar que o problema estava relacionado a essa plataforma.

“Em 22 de janeiro, uma mudança na configuração fez com que algumas pessoas fossem desconectadas de suas contas do Facebook”, disse o Facebook ao USA Today no sábado. “Nós investigamos o problema e o corrigimos para todos hoje. Lamentamos o transtorno.”

O Gizmodo entrou em contato com o Facebook para perguntar se tinha algum comentário adicional sobre o assunto, considerando que alguns usuários ainda estão tendo problemas para fazer login em suas contas.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas para fazer login novamente em suas contas do Facebook depois da noite passada. Os problemas de login individuais podem variar, e encorajamos qualquer pessoa que tenha um problema a visitar nossa Central de Ajuda para obter orientação sobre sua situação específica ”, disse um porta-voz do Facebook em um e-mail, que incluía um link para a página da central de ajuda do aplicativo para iPhone.