_Facebook

Facebook explica como funcionará “exceção de sátira” para conteúdos controversos

Conselho sugere novas diretrizes para definir quando um conteúdo pode ser considerado humor e quando precisa ser levado a sério.

Imagens: Josh Edelson/AFP (Getty Images)

Imagens: Josh Edelson/AFP (Getty Images)

O Facebook anunciou que passará a acrescentar informações aos padrões da comunidade sobre a chamada “exceção da sátira” ao moderar conteúdo. A mudança foi feita em resposta a uma decisão recente de seu Conselho de Supervisão que exigia que fosse restabelecido um comentário com uma adaptação do meme “Daily Struggle” (abaixo) feita por um usuário dos Estados Unidos em resposta ao genocídio armênio.

Em comunicado sobre o caso, o Facebook disse que a atualização das informações permitiria que as equipes considerassem sátiras ao avaliar possíveis violações de discurso de ódio, que era o problema em questão com o meme.

O comentário com o meme que gerou toda a repercussão foi postado por um usuário do Facebook nos EUA em dezembro de 2020. Ele substituiu o rosto do personagem na tela dividida inferior por uma bandeira turca. Na tela dividida acima, o usuário incluiu duas opções: “O genocídio armênio é uma mentira” e “Os armênios eram terroristas que mereciam”.

De acordo com o Conselho de Supervisão, o Facebook disse que removeu o comentário porque a frase “Os armênios eram terroristas que mereciam” continha afirmações de que os armênios eram criminosos com base em sua nacionalidade e etnia, o que viola o padrão comunitário da empresa para discurso de ódio. O Facebook também declarou que o meme não foi considerado uma exceção que permite aos usuários compartilhar conteúdo odioso, seja para condená-lo ou aumentar a conscientização, já que o personagem de desenho animado pode ser visto como “condenando ou abraçando as duas declarações apresentadas no meme”.

A maioria do Conselho de Supervisão do Facebook, no entanto, concluiu que o meme estava sim dentro da exceção e anulou a decisão da empresa sobre o assunto.

“O meme contrasta duas opções diferentes não para mostrar apoio a elas, mas para destacar potenciais contradições. Como tal, [a maioria do conselho] concluiu que o usuário compartilhou o meme para aumentar a conscientização e condenar os esforços do governo turco para negar o genocídio armênio e, ao mesmo tempo, justificar essas mesmas atrocidades históricas ”, disse o conselho em maio. “A maioria também acredita que o conteúdo poderia ser coberto pela exceção de sátira do Facebook, que não está incluída nos Padrões da Comunidade”.

Conselho sugere apuração diferenciada para cada caso

O Facebook afirmou que as partes interessadas — desde especialistas acadêmicos e jornalistas a comediantes e representantes de publicações de sátira — apontaram que o humor e a sátira são altamente subjetivos entre pessoas e culturas. A companhia também foi informada que é importante instituir uma revisão humana do humor e da sátira por indivíduos com conteúdo cultural.

“Dada a natureza específica do contexto da sátira, não somos imediatamente capazes de dimensionar este tipo de avaliação ou consulta adicional aos nossos moderadores de conteúdo. Precisamos de tempo para avaliar as possíveis compensações entre identificar e escalar mais conteúdo que pode se qualificar para nossa exceção de sátira, contra priorizar escalonamentos para as políticas de maior gravidade, aumentar a quantidade de conteúdo que seria escalado e tempos de revisão potencialmente mais lentos entre nosso conteúdo moderadores”, disse.

Sair da versão mobile