Você não é a única pessoa preocupada com quanto tempo está passando no Facebook. A gigante das redes sociais está, segundo o TechCrunch, trabalhando em uma ferramenta desenvolvida para permitir que os usuários saibam quanto tempo eles passam no Facebook.

Mas afinal por que o Facebook acha que eu conheço esses caras?
Por que não é uma boa ideia sair fazendo testes do Facebook

A ferramenta “Your time on Facebook” (algo como “Seu tempo no Facebook”), encontrada numa versão do app para Android por Jane Manchun Wong, dá um resumo do tempo gasto no Facebook nos últimos sete dias. Você verá o tempo passado por dia, além da sua média semanal. O recurso também possibilitará que o usuário configure limites de tempo e lembretes de quando a pessoa estiver próximo ao tempo estipulado anteriormente.

Se tudo isso parece familiar a você, é porque todo mundo agora está nessa de bem-estar. Até mesmo Kevin Systrom, CEO do Instagram, disse que a companhia está trabalhando em ferramentas para os usuários verem quanto tempo eles gastam apreciando a realidade filtrada alheia.

Não é exatamente uma grande surpresa o Facebook desenvolver tal tipo de software, considerando a mudança de opinião pública quando se fala sobre tempo gasto online e em nossos smartphones. De qualquer jeito, os esforços parecem ser um pouco redundantes. Tanto Apple quanto Google anunciaram sistemas de monitoramento de tempo de uso para as próximas atualizações de seus sistemas, com o objetivo de reduzir o uso em excesso de smartphone ao informar os usuários do tempo que eles passam nos apps e evitando que os usuários abram aplicativos após o limite estabelecido ter sido cumprido.

Até o YouTube está introduzindo uma notificação pedindo para que os usuários “deem um tempo”, no caso de você precisar de um lembrete para tirar os olhos da tela.

Como todas as restrições autoimpostas, elas são incrivelmente fáceis de serem ignoradas. É claro, você pode simplesmente deixar de lado o limite, mas, se você se importa minimamente com o seu bem-estar, seria mais interessante pedir para alguém de confiança configurar um limite para você.

Imagem do topo: Sean Gallup/Getty Images