O Facebook ainda não desistiu de conquistar o público do Snapchat e agora tem mais um app que copia os recursos do Snapchat. Chamado Flash, ele foi lançado hoje (9) no Brasil.

WhatsApp está testando recurso parecido com Snapchat e Instagram Stories
Facebook vai testar no Brasil recurso para criar posts em vídeo — como o Snapchat

A descrição dos recursos do Flash é quase idêntica ao Snapchat: você pode tirar fotos suas, adicionar emojis, máscaras (com a tecnologia do MSQRD) ou escrever alguma coisa nelas, envia para seus amigos e, depois de um tempo, a mensagem é apagada.

O Flash faz parte de uma iniciativa do Facebook de ganhar terreno em países com conexões não muito confiáveis. O app é pequeno – tem apenas 25 MB – e consome menos do seu plano de dados do que fazem outros apps semelhantes.

facebook-flash

É por isso que o Brasil foi escolhido como o primeiro país do mundo a receber o Flash. Isso e o fato de que os brasileiros “abraçam facilmente novidades”, segundo o Facebook. Ao G1, a empresa não disse se há planos para levar o Flash a outros lugares do mundo.

Não é de hoje que o Facebook tenta de todas as formas desbancar o Snapchat: depois de não conseguir comprar o app, o Facebook investiu em diversas ferramentas alternativas que não pegaram. A tentativa mais recente de atingir o Snapchat – e que até o momento se mostra bem sucedida – é o recurso Stories do Instagram, que é basicamente a mesma coisa do recurso de histórias do Snapchat.

O Flash já está disponível para Android e você pode baixar aqui. Não há informações se ele chegará também ao iOS.

[G1 via Tecnoblog, Recode]