Desde dezembro, o Facebook permite a algumas pessoas postarem e comentarem com GIFs animados. Hoje, a rede social liberou a postagem de GIFs para mais usuários. Você foi contemplado?

>>> O guia completo para fazer GIFs animados

Este pode ser o início do GIFpocalipse no Facebook. Dependendo da sua conexão, eles rodam automaticamente – você não precisa clicar neles para ativá-los, como era antes.

Funciona assim: cole o link de um GIF em uma atualização de status, e surge uma prévia da imagem. (Se não der certo, atualize a página e tente de novo.)

Usando GIFs no Facebook (2)

Você pode clicar nela para interromper a animação:

Usando GIFs no Facebook (1)

Isso também funciona em comentários; se não der certo, apague e poste o link de novo.

Usando GIFs no Facebook (2)

E no smartphone? Neste caso, você precisa tocar no GIF para reproduzi-lo. Ele só toca uma vez; para reproduzi-lo de novo, toque novamente no GIF.

Usando GIFs no Facebook

Infelizmente, os GIFs ainda não aparecem se estiverem nos comentários.

Vale lembrar que não é possível enviar GIFs animados para o Facebook. Você pode até tentar, mas ele vai exibir apenas o primeiro quadro da animação.

Ou seja, você precisa postar o link de GIFs armazenados em outros sites, como Tumblr, Imgur ou mesmo Google+ – que tem suporte a GIFs animados desde 2011.

O Facebook está usando o mesmo truque que o Twitter e o Imgur: ele converte o GIF em um vídeo sem som, que você clica para interromper a animação. Esse método reduz o tamanho do arquivo. [The Next Web]