O Facebook Home foi lançado nesta sexta-feira (12). Ele está na Play Store, mas nem todos os brasileiros conseguem baixá-lo – ele será disponibilizado oficialmente por aqui dentro de “algumas semanas”. Mas se você quiser muito ver como ele funciona e não quer esperar essas semanas, há outra forma de colocá-lo agora no seu smartphone.

Você pode baixar o arquivo .apk do Facebook Home aqui no XDA Developers e instalá-lo manualmente no seu smartphone – em um dos compatíveis, ou seja, HTC One, HTC One X, Samsung Galaxy S3 e Samsung Galaxy Note II.

Instalar o app manualmente é fácil. A primeira coisa que você precisa é ter certeza que autoriza a instalação de apps de fontes “desconhecidas” (ou seja, que não venham da Google Play Store). Entre em Configurações -> Segurança e, lá embaixo, selecione “Fontes desconhecidas” na área Administração do dispositivo.

Agora você precisa de uma forma de instalar o arquivo .apk no seu aparelho. Existem apps que fazem isso e não é difícil encontrá-los. O Apk Installer ou o Instalador apk, por exemplo, estão na própria Play Store – ambos são gratuitos. Envie o arquivo .apk para o seu aparelho (pelo cartão microSD, por exemplo), abra um dos apps e instale-o. Pronto, você já pode trocar a tela inicial do seu smartphone pelo Facebook Home.

Assim, caso você esteja bastante curioso, já pode ver como é o Home. Como já dissemos antes, ele é belo, mas sufocante. Você praticamente esquece que tem outras coisas no seu smartphone sem ser ele.