De acordo com a Bloomberg, o Facebook está em negociações com a Apple para levar o Facebook Home ao iPhone.

Claro, isso não significa que o Facebook Home realmente chegará ao iPhone – já que isso não combina muito com o estilo da Apple – mas mostra o desejo óbvio do Facebook em transformar mais celulares em Facebook Phones.

Adam Mosseri, diretor de produto no Facebook, disse à Bloomberg que o Facebook mostrou à Apple o que eles fizeram, e diz que há uma “discussão em andamento” e um “diálogo ativo” com Cupertino sobre o Facebook Home.

Mosseri, no entanto, lembra que não devemos esperar o Facebook Home para Android aparecendo da mesma forma no iOS:

“Ele pode ou não ser o Home. Nós também podemos apenas trazer alguns dos princípios de design ao app para iOS. Pode ser assim. Ou podemos criar apenas a tela de bloqueio. Talvez, então, ele não seja chamado de Home, e receba outro nome.”

O próprio Mark Zuckerberg está interessado em levar o Home ao iPhone. Em entrevista à Wired, ele diz: “eu adoro o meu iPhone, e gostaria de poder levar o Facebook Home a ele também”.

O Facebook também está conversando com a Microsoft sobre o Facebook Home. Na verdade, já existe algo semelhante a ele no Windows Phone 8: você pode configurar a tela de bloqueio para exibir fotos do Facebook, que se alternam automaticamente enquanto o usuário não desbloqueia o celular. No entanto, o Facebook deve querer uma integração ligeiramente maior ao sistema.

Tudo isso deixa claro que o Facebook quer criar experiências centradas na rede social para smartphones de mais empresas. Por enquanto, eles acreditam que isso é muito melhor  do que fazer um Facebook Phone. Mas resta ver se – e quanto – espaço a Apple e a Microsoft vão ceder à rede social. [Bloomberg]