O Facebook vem trabalhando para reparar os danos causados nos últimos anos envolvendo a coleta e utilização de dados – com um novo foco em “privacidade” ou algo do tipo. Parte desse esforço envolve liberar funcionalidades voltadas para a transparência que, sinceramente, deveriam ter sido introduzidas há anos. Mas cá estamos.
O Facebook anunciou nesta terça-feira (20) que, na tentativa de “jogar mais luz” em suas políticas de coleta de dados, irá liberar uma função para revisar e controlar quais dados os sites e aplicativos compartilham com a rede social.
A publicação, de autoria da executiva de privacidade do Facebook, Erin Egan, e do diretor de gerenciamento de produtos, David Baser, cita dados do App Annie que afirma que a maioria dos usuários de smartphones possuem cerca de 80 aplicativos em seus celulares, mas utiliza apenas 40 deles a cada mês, na média.
Egan e Baser escreveram que as políticas de coleta de dados utilizada por muitos sites gratuitos como o Facebook “são comuns ainda que nem sempre sejam bem compreendidas” e que essa ferramenta tem como objetivo reforçar as funções já existentes – como a opção “Por que estou vendo este anúncio?” – em uma maneira de devolver o controle para as mãos dos usuários que não necessariamente sabem quem está compartilhando dados com a rede social.
De acordo com o Facebook, a ferramenta irá permitir que usuários vejam resumos e se desconectem de atividades de compartilhamento de dados para aplicativos específicos e atividades futuras.
“Se você limpar a sua atividade externa do Facebook, removeremos suas informações identificáveis dos dados que aplicativos e websites decidiram enviar para nós”, escreveu Egan.
“Não saberemos quais websites você visitou ou o quê você fez nele, e não usaremos quaisquer dos dados que você desconectou para entregar anúncios direcionados no Facebook, Instagram e Messenger. Há a expectativa de que isso tenha algum impacto em nossos negócios, mas acreditamos que dar às pessoas mais controle sobre seus dados é mais importante”.
É um golpe duro bem na fonte de receita, né?
Porém, a opção ainda não estará disponível para todos. A companhia disse que irá tornar a ferramenta disponível “gradualmente” para usuários na Irlanda, Coreia do Sul e Espanha antes de lançá-la para mais pessoas nos próximos meses.
Uma função para “Limpar o Histórico” foi prometida por Mark Zuckerberg há mais de um ano e é mais ou menos isso o que está sendo lançado. Porém, em vez de apagar os dados, há apenas a desvinculação das informações.