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Facebook começa a liberar ferramenta para revisar quem está coletando seus dados

O Facebook vem trabalhando para reparar os danos causados nos últimos anos envolvendo a coleta e utilização de dados – com um novo foco em “privacidade” ou algo do tipo. Parte desse esforço envolve liberar funcionalidades voltadas para a transparência que, sinceramente, deveriam ter sido introduzidas há anos. Mas cá estamos. O Facebook anunciou nesta […]

Logo do Facebook em vidraça

Getty

O Facebook vem trabalhando para reparar os danos causados nos últimos anos envolvendo a coleta e utilização de dados – com um novo foco em “privacidade” ou algo do tipo. Parte desse esforço envolve liberar funcionalidades voltadas para a transparência que, sinceramente, deveriam ter sido introduzidas há anos. Mas cá estamos.

O Facebook anunciou nesta terça-feira (20) que, na tentativa de “jogar mais luz” em suas políticas de coleta de dados, irá liberar uma função para revisar e controlar quais dados os sites e aplicativos compartilham com a rede social.

A publicação, de autoria da executiva de privacidade do Facebook, Erin Egan, e do diretor de gerenciamento de produtos, David Baser, cita dados do App Annie que afirma que a maioria dos usuários de smartphones possuem cerca de 80 aplicativos em seus celulares, mas utiliza apenas 40 deles a cada mês, na média.

Egan e Baser escreveram que as políticas de coleta de dados utilizada por muitos sites gratuitos como o Facebook “são comuns ainda que nem sempre sejam bem compreendidas” e que essa ferramenta tem como objetivo reforçar as funções já existentes – como a opção “Por que estou vendo este anúncio?” – em uma maneira de devolver o controle para as mãos dos usuários que não necessariamente sabem quem está compartilhando dados com a rede social.

De acordo com o Facebook, a ferramenta irá permitir que usuários vejam resumos e se desconectem de atividades de compartilhamento de dados para aplicativos específicos e atividades futuras.

“Se você limpar a sua atividade externa do Facebook, removeremos suas informações identificáveis dos dados que aplicativos e websites decidiram enviar para nós”, escreveu Egan.

“Não saberemos quais websites você visitou ou o quê você fez nele, e não usaremos quaisquer dos dados que você desconectou para entregar anúncios direcionados no Facebook, Instagram e Messenger. Há a expectativa de que isso tenha algum impacto em nossos negócios, mas acreditamos que dar às pessoas mais controle sobre seus dados é mais importante”.

É um golpe duro bem na fonte de receita, né?

Porém, a opção ainda não estará disponível para todos. A companhia disse que irá tornar a ferramenta disponível “gradualmente” para usuários na Irlanda, Coreia do Sul e Espanha antes de lançá-la para mais pessoas nos próximos meses.

Uma função para “Limpar o Histórico” foi prometida por Mark Zuckerberg há mais de um ano e é mais ou menos isso o que está sendo lançado. Porém, em vez de apagar os dados, há apenas a desvinculação das informações.

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