Em 2009, o Facebook definiu um padrão questionável para a rede social: todo post seu é público, a menos que você mude isso. Mas a partir de agora, para novos usuários, o padrão será compartilhar tudo para “Amigos”. E para o bilhão de usuários existentes? Bem, eles vão receber um breve curso sobre privacidade.

Demorou alguns anos para o Facebook reconhecer que “é muito pior alguém compartilhar acidentalmente com todos algo voltado apenas para amigos” do que restringir para amigos algo que deveria ser público.

Aprendida a lição, eles fizeram uma mudança simples, mas importante: para novos usuários, a privacidade padrão será “Amigos”, não “Público”. O novo usuário também receberá um aviso de que pode mudar a privacidade do post, como na imagem acima.

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Para os quase 1,3 bilhão de usuários existentes, no entanto, o Facebook preparou uma “ferramenta de exame de privacidade”. É um tutorial simples, testado em março e abril com alguns usuários. Mike Nowak, gerente de privacidade do Facebook, diz ao TechCrunch que 80% deles acharam útil esta ferramenta.

O dinossauro azul aí embaixo vai ensinar algumas coisas básicas: como mudar posts de “público” para “amigos”; quais informações do seu perfil estão visíveis para todos; e quais apps têm acesso ao seu perfil.

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O dinossauro amigo aparecerá no perfil dos usuários nas próximas semanas. E outras ferramentas vão chegar a mais usuários:

– um aviso caso a privacidade padrão seja “Público”, para garantir que você escolheu a audiência certa:

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– um seletor de privacidade simplificado e mais visível no iOS e web, que será expandido para mais usuários e plataformas:

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– um painel de controle para visualizar quais apps têm acesso ao seu perfil, e o que podem fazer nele (postar atualizações, acessar fotos etc.):

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Isso é combinado ao login anônimo em apps para dar mais privacidade aos usuários.

Pouco a pouco, o Facebook vai revertendo a tendência de estimular usuários a compartilhar tudo publicamente. Isso era uma resposta ao sucesso do Twitter: afinal, funções como #hashtags, trending topics e incorporação em sites – todas presentes no Facebook – dependem de postagens públicas.

Isso mudou com o sucesso de apps anônimos (Secret, Whisper) e de apps efêmeros (Snapchat), que apagam o conteúdo em segundos – agora, o Facebook está correndo atrás deles. [Facebook via TechCrunch]