O Facebook anunciou nesta segunda-feira (4) que agora tem um novo logo. No entanto, ele não veio para substituir o da rede social, mas é uma identidade adicional criada para representar a corporação como um todo.

Segundo uma publicação no blog da empresa, a logomarca surge para diferenciar a empresa Facebook do aplicativo, que manterá sua própria imagem da marca. “O Facebook começou como um único aplicativo. Agora, 15 anos depois, oferecemos vários produtos que ajudam as pessoas a se conectar com amigos e familiares, encontrar comunidades e ampliar negócios”, diz o comunicado.

O design é bem diferente do logo icônico da rede social. Na nova identidade, o nome da empresa é escrito com letras maiúsculas e cores que mudam de acordo com a plataforma e material em que está sendo utilizado, se desprendendo do azul clássico.

Imagem: Facebook

Com tantas aquisições ao longo dos anos, muitas pessoas acabam se esquecendo ou nem fazem ideia, de que um serviço ou produto é propriedade do Facebook. Em junho, a empresa já havia começado um movimento de unificação de marca, incluindo “from Facebook” nos aplicativos do Instagram e WhatsApp.

Com o anúncio de hoje, a nova identidade visual passará a ser utilizada em todos os materiais da empresa Facebook, que inclusive ganhará um site próprio.