O Facebook anunciou nesta segunda-feira (4) que agora tem um novo logo. No entanto, ele não veio para substituir o da rede social, mas é uma identidade adicional criada para representar a corporação como um todo.
Segundo uma publicação no blog da empresa, a logomarca surge para diferenciar a empresa Facebook do aplicativo, que manterá sua própria imagem da marca. “O Facebook começou como um único aplicativo. Agora, 15 anos depois, oferecemos vários produtos que ajudam as pessoas a se conectar com amigos e familiares, encontrar comunidades e ampliar negócios”, diz o comunicado.
O design é bem diferente do logo icônico da rede social. Na nova identidade, o nome da empresa é escrito com letras maiúsculas e cores que mudam de acordo com a plataforma e material em que está sendo utilizado, se desprendendo do azul clássico.
Com tantas aquisições ao longo dos anos, muitas pessoas acabam se esquecendo ou nem fazem ideia, de que um serviço ou produto é propriedade do Facebook. Em junho, a empresa já havia começado um movimento de unificação de marca, incluindo “from Facebook” nos aplicativos do Instagram e WhatsApp.
Com o anúncio de hoje, a nova identidade visual passará a ser utilizada em todos os materiais da empresa Facebook, que inclusive ganhará um site próprio.