_Facebook

Facebook Places — digo, Locais — chega timidamente ao Brasil

Anunciado há vários meses, só agora o Facebook começa a disponibilizar o “seu próprio Foursquare” no Brasil. E timidamente. Eu mesmo já estou com o serviço funcionando e não recebi aviso algum. Por enquanto o Facebook Locais, nome em português para Places, está disponível apenas para alguns usuários, e mesmo assim somente pela versão mobile […]

Anunciado há vários meses, só agora o Facebook começa a disponibilizar o “seu próprio Foursquare” no Brasil. E timidamente. Eu mesmo já estou com o serviço funcionando e não recebi aviso algum.

Por enquanto o Facebook Locais, nome em português para Places, está disponível apenas para alguns usuários, e mesmo assim somente pela versão mobile do Facebook em aparelhos com GPS. Donos de estabelecimentos também ainda não podem se cadastrar como tais, já que o recurso ainda não está implementado, mas usu’arios comuns podem adicionar locais que ainda não existirem. E, por fim, o Facebook Locais também não tem dois dos recursos mais celebrados do Foursquare: as conquistas e os rankings entre amigos.

Mesmo assim, é um serviço bem interessante. Ele funciona de maneira parecidíssima com o Foursquare, mas tem como principal trunfo a facilidade com que você pode arrastar os seus amigos para a brincadeira. Se você está num pub com a galera, basta um deles fazer o check-in e te incluir – vai ser como se você mesmo o fizesse. É claro que uma pessoa só pode incluir outra no check-in se elas forem amigas.

Ainda que seja um serviço legal pela sua simplicidade e por fazer parte de um serviço maior que (quase) todo mundo já usa, não dá pra ficar sem questionar a necessidade de mais um player nesse cenário de “aplicativos de check-in”. Já temos Foursquare e Gowalla brigando pela supremacia, além de novos serviços como o EightBit.me (não, ele não é só um fazedor de avatares retrô para o Twitter). Esses serviços só fazem sentido se todo mundo estiver no mesmo. E aí, para qual deles você vai?

Sair da versão mobile