Semana passada o BuzzFeed levantou uma questão referente ao Facebook: é certo que o site omita dos perfis visuais estatísticas de visualização das publicações? Páginas e grupos mostram esse dado, mas perfis pessoais, não, e de acordo com a matéria (embasada por um estudo), o motivo é não magoar os usuários.

O estudo que Charlie Warzel cita na sua matéria no BuzzFeed foi realizado na Universidade de Stanford e analisou 220 mil usuários do Facebook pelo período de um mês. Os resultados mostraram que cada post chega a 35% dos contatos e a 61% em um mês. O argumento geral é de que a transparência nesse aspecto é importante para saber com quem (ou com quantos) estamos falando. Warzel diz, ainda, que talvez o Facebook esconda esse dado para que os usuários não fiquem desanimados — pior que falar para o vazio é falar para amigos e familiares e ser ignorado por eles, certo? É mais ou menos a mesma justificativa que, dizem alguns, impede o Facebook de colocar um botão “não curti” no site.

A teoria faz sentido, mas de acordo com Lars Backstrom, engenheiro do Facebook que trabalha com o Feed de notícias, não é bem esse o caso:

“Alguns de nós desenvolvemos e testamos esse recurso internamente. Nossa conclusão após os testes: as pessoas são muito mais interessadas em *quem* curtiu seus posts em vez do número de pessoas que o viram. Na verdade, nos milhares de pedidos e feedback que recebemos sobre o Feed de Notícias todo mês, praticamente ninguém pede por essa informação. Se víssemos um número suficiente de pessoas pedindo por ele, com certeza integraríamos esse recurso ao produto. Mas, do nosso ponto de vista, incluir os números crus não vale o espaço que ele tomaria na tela.”

Lembrando que é uma declaração de um engenheiro do Facebook, não o posicionamento oficial do site.

Backstrom também tem um bom ponto, principalmente em dispositivos móveis onde as telas são, em relação às de notebooks e tablets, pequenas. Qualquer inclusão no layout deve ser bem pensada e valer o espaço extra tomado. Se é o caso para visualizações de publicações em perfis? Difícil dizer. Mas não custa nada perguntar: você gostaria de saber quem e quantas pessoas viram seus posts no Facebook? [TechCrunch, BuzzFeed. Foto: pshab/Flickr]