_Facebook

Facebook está sendo processado pelo logo da sua criptomoeda Libra

O logotipo da Calibra tem uma semelhança clara com o aplicativo de banco móvel que a Current usa desde 2016, e isso está sendo motivo de processo agora.

Crédito: Current (Twitter)

Parece que a semana terrível, horrível, e nada boa para a Libra ainda não acabou. Além de apoiadores importantes, como PayPal, eBay, Stripe, Visa e Mastercard, terem abandonado o suporte ao projeto de criptomoeda do Facebook, agora seu logotipo se tornou o centro de uma batalha legal por suposta violação de marca registrada.

O logotipo da Calibra, uma subsidiária do Facebook formada para supervisionar a moeda digital e seu lançamento planejado para 2020, tem uma semelhança com o aplicativo de banco móvel que a Current usa desde 2016, fato que a empresa apontou logo após o anúncio da Libra em junho.

“Essa é uma maneira engraçada de tentar criar confiança em um novo sistema financeiro global – destruindo outra empresa de fintech”, disse à CNBC o CEO da Current, Stuart Sopp.

A semelhança é tanta, de fato, que a empresa entrou com uma ação contra o Facebook na quinta-feira, argumentando que o logotipo da Calibra “não é apenas semelhante a ponto de ser confundido, mas virtualmente idêntico ao da Current Marks”.

E é verdade, o logotipo da Calibra parece o equivalente da marca corporativa de copiar a lição de casa de outra empresa. Provavelmente porque, bem, foi essencialmente o que aconteceu: os dois logotipos foram criados pelo mesmo designer, uma empresa de marca de São Francisco chamada Character, de acordo com a CNBC. O personagem também é nomeado réu no processo. A empresa não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Gizmodo.

Dado que os dois provavelmente foram projetados com três anos de diferença, há uma chance de que cada logotipo venha de equipes completamente diferentes da empresa de design. Afinal, uma linha ondulada em um círculo não é exatamente um projeto inovador. Mas, para que ambos sejam criados para empreendimentos financeiros digitais e compartilhem a mesma paleta de cores? Isso é muito estranho.

Este processo é apenas o golpe mais recente ao empreendimento de criptomoedas do Facebook antes mesmo de ser lançado. A Libra recebeu escrutínio internacional de funcionários do setor bancário e antitruste, com relatos recentes de que o DOJ e a FTC abriram investigações antitruste sobre a gigante da tecnologia, alimentando apenas essas suspeitas. Provavelmente procurando evitar investigações semelhantes, cinco dos 28 apoiadores corporativos planejados para administrar o órgão regulador da Libra abandonaram o projeto na semana passada.

O Gizmodo entrou em contato com a Current e o Facebook e atualizará este artigo com as respostas.

Sair da versão mobile