Facebook quer acessar todas as fotos do seu celular

Por meio de um pop-up, a empresa pede acesso ao armazenamento em troca de “sugestões criativas” geradas por IA
Imagem: Meta/Reprodução

O Facebook, a mais antiga rede social da Meta, está pedindo permissão para acessar todas as fotos da galeria do celular, onde a empresa poderá visualizar fotos salvas localmente — mesmo aquelas que você nunca publicou na rede social

banner

A promessa da empresa é oferecer edições com inteligência artificial usando o conteúdo que está na sua galeria. Dessa forma, se você permitir, toda a sua galeria de fotos será enviada aos servidores da empresa. A partir disso, a Meta processará os arquivos e os devolverá com sugestões de conteúdo para publicação.

As fotos privadas não serão usadas para anúncios personalizados ou para treinar a IA, segundo a promessa da empresa. Segundo relatos de usuários ao TechCrunch, solicitação aparece na tela de criação de Stories do app do Facebook.

Assim, por meio de um pop-up, a empresa pede acesso ao armazenamento em troca de “sugestões criativas” geradas por IA.

Print mostra o pedido da Meta para compartilhar os dados da galeria. Imagem: Reprodução

Além das fotos: investimento do Facebook na Meta AI

O Meta AI foi apresentado oficialmente no fim de 2023 e, desde então passou por uma série de atualizações até ser disponibilizado nas redes sociais da empresa. Além de respostas em texto é possível obter imagens geradas com simples comandos na ferramenta.

Atualmente, o chatbot conversacional da empresa é alimentado pelo modelo Llama 4, lançado em abril deste ano, com o acesso gratuito. Entretanto, segundo a Agência Reuters, a empresa deve começar a testar assinaturas pagas com benefícios extras já no início do segundo semestre deste ano.

Continuando com seu objetivo de se tornar uma das big techs referência em IA, em junho deste ano, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou a criação de um setor de “superinteligência” com inteligência artificial. Além disso, ele pagou US$ 15 bilhões para comprar 49% da startup Scale IA.

A Scale AI oferece serviços a empresas como Uber, Samsung, Toyota e, até mesmo, a OpenAI (a dona do ChatGPT) no desenvolvimento de modelos de IA através através da rotulagem de dados em Machine Learning.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas