_Facebook

Facebook trabalha para reduzir mensagem irritante do Messenger sobre novos contatos

O Facebook informou que está trabalhando em formas para reduzir aquelas notificações irritantes que envia quando você adiciona novos amigos. Os alertas, que aparecem mascarados como uma notificação do Facebook Messenger, foram alvo de um artigo do Buzzfeed que criticava o recurso. O Messenger, que foi separado do app principal do Facebook em 2011, exibe […]

Vários Mark Zuckerberg. Crédito: Getty Images

O Facebook informou que está trabalhando em formas para reduzir aquelas notificações irritantes que envia quando você adiciona novos amigos. Os alertas, que aparecem mascarados como uma notificação do Facebook Messenger, foram alvo de um artigo do Buzzfeed que criticava o recurso.

O Messenger, que foi separado do app principal do Facebook em 2011, exibe uma notificação para usuários toda vez que eles adicionam um novo contato no Facebook. Parece como um alerta de quando uma pessoa quer entrar em contato com você. No entanto, acessá-la, é exibida uma mensagem gerada automaticamente pelo Facebook. “Vocês agora estão conectados no Messenger”, diz a frustrante mensagem.

O Facebook é oficialmente menos popular que o Instagram e o Snapchat entre os jovens americanos
Facebook teve bug que alterou configurações de privacidade de publicações na rede

A repórter Katie Notopoulos, do Buzzfeed, explica a frustração da mensagem: “O Facebook envia uma carga imensa de alertas inúteis em um momento muito frágil de nossas vidas digitais. Esse problema é tão ruim que as empresas de tecnologia já reconhecem nossa necessidade de ficarmos um tempo sem usarmos nosso telefones”. Com quase todas as pessoas viciadas em seus smartphones, com o sono destruído e com a possibilidade de o aparelho prejudicar a visão, por que mais uma notificação falando de um novo contato na rede?

Em um comunicado de um porta-voz do Facebook, a companhia diz que tem planos de mudar a frequência de notificações do Facebook Messenger pelo menos para alguns usuários. O Facebook planeja usar aprendizado de máquina para reduzir o número de notificações enviadas aos usuários “que preferem receber menos”. Não está claro se o artigo do Buzzfeed ajudou nessa tomada de decisão da rede social, embora o Facebook tenha trabalhado nos últimos tempos para ser mais transparente e aberto. Abaixo, o comunicado da redes social:

“Nós descobrimos que muitas pessoas querem receber menos notificação quando um amigo passa a usar o Messenger. Dito isso, estamos trabalhando para fazer essas notificações ainda mais úteis ao empregar aprendizado de máquina para reduzir esses alertas. Nós agradecemos todo e qualquer feedback que as pessoas nos enviam, então or favor continuem fazendo, pois nos ajudará a fazer um produto melhor.”

Não seria mais fácil e mais efetivo parar de enviar essas notificações? Considere o recebimento desses alertas e o resultado dela (informar o envio e/ou o recebimento de confirmação uma nova amizade): qual é a utilidade disso, além de tentar induzir você a participar de uma conversa que, na verdade, nem existe ainda?

Imagem do topo por Zach Gibson/Getty Images

Sair da versão mobile