Em abril, o Facebook começou a retirar a função de chat dos seus apps para iPhone e Android. Primeiro, foi na Europa: o botão “Mensagens” foi substituído por um hotlink para o Messenger, que abre (ou instala) o app.

Aparentemente isso deu certo na Europa, então usuários em todo o mundo terão que fazer o mesmo: baixar o Messenger para bater papo… ou usar alternativas.

Você receberá um aviso nos próximos dias para baixar o Messenger, e terá algum tempo – o Facebook não diz quanto – até que a função de chat seja desativada por completo no app principal. A rede social também entrará em contato por e-mail para avisar sobre a mudança.

fb messenger hotlink

Até então, o Messenger era opcional: dava para conversar com seus contatos através do app do Facebook. A rede social resolveu mudar isso porque seu app já acumula muitas funções – feed de notícias, notificações push etc. – agindo em tempo real. Além disso, o Messenger evoluiu bastante desde seu redesign em outubro.

Vale ressaltar que esta mudança só vale para o app oficial do Facebook no iPhone e Android. Se você usa o app para iPad, Windows Phone ou o Paper para iOS, você ainda poderá usá-lo para bater papo. O site – tanto móvel como para desktop – também não será impactado. (E caso você tenha um Android muito antigo para rodar o Messenger, o app do Facebook ainda poderá enviar e receber mensagens.)

Esta talvez seja uma forma de simplificar o app do Facebook, que já precisou até usar jeitinho para funcionar a contento. Mas obrigar usuários a baixar outro app de chat pode só estimular usuários a encontrar alternativas. Bem, se a alternativa for o WhatsApp, tudo bem para Mark Zuckerberg – o app é dele também… [TechCrunch]