_Facebook

Facebook deve deixar sede na Irlanda, que era usada para pagar menos impostos

Facebook está transferindo de volta para os EUA propriedades intelectuais que estavam com subsidiárias na Irlanda.

Foto: Josh Edelson/Getty

Depois de passar os últimos anos canalizando bilhões de dólares para a Irlanda como uma forma de aproveitar os impostos relativamente baixos do país, parece que o Facebook está de mudança.

O Sunday Times foi o primeiro a identificar um novo documento registrado no Irish Companies Registration Office que mostra que o Facebook havia começado a dissolver três de suas holdings com sede na Irlanda. Elas eram amplamente utilizadas para manter as propriedades intelectuais globais do Facebook e licencia-las para outras empresas internacionais do Facebook por uma determinada taxa.

Depois de descobrir o que a gigante da tecnologia estava fazendo, o IRS, órgão dos EUA responsável por cobrar impostos, processou o Facebook em 2016 como parte de uma investigação sobre as práticas contábeis potencialmente duvidosas da empresa.

Em fevereiro deste ano, a agência moveu outro processo, alegando que, desde que a empresa começou a transferir suas propriedades intelectuais para subsidiárias irlandesas em 2010, o Facebook evitou pagar mais de US$ 9 bilhões em impostos.

Embora o Facebook ainda não tenha respondido ao pedido de comentário do Gizmodo, um porta-voz disse ao The Times que levar suas propriedades intelectuais da Irlanda de volta para os Estados Unidos “alinha melhor a estrutura corporativa com um local onde esperamos ter a maioria de nossas atividades e pessoas”, e que “acreditamos que é consistente com as mudanças recentes e futuras na legislação tributária que os formuladores de políticas estão defendendo em todo o mundo”.

Além de irritar os cobradores de impostos, o Facebook está enfrentando atualmente um amplo processo antitruste do Departamento de Justiça e de vários procuradores-gerais estaduais. A ação busca separar as várias propriedades da gigante das redes sociais, como o Instagram e o WhatsApp.

Sair da versão mobile