Facebook quer usar satélites para fornecer internet em áreas remotas do mundo

O Facebook, que já teve planos de fazer um drone para fornecer acesso à internet em partes remotas do mundo, agora planeja lançar satélites para executar essa tarefa. • Facebook deixa de lado plano de construir drones que fornecem internet para países pobres • SpaceX vai montar banda larga com 4.425 satélites no espaço para nós, […]

O Facebook, que já teve planos de fazer um drone para fornecer acesso à internet em partes remotas do mundo, agora planeja lançar satélites para executar essa tarefa.

whatsapp invite banner

Facebook deixa de lado plano de construir drones que fornecem internet para países pobres
• SpaceX vai montar banda larga com 4.425 satélites no espaço para nós, terráqueos

De acordo com documentos obtidos na Justiça dos EUA pela Wired, a FCC (Comissão Federal de Comunicações) teve diversos encontros com representantes do Facebook e de suas subsidiárias para discutir o lançamento de um satélite pequeno de órbita baixa. Isso tudo em 2016. A Wired informa:

Os e-mails mostram que a rede social quer lançar Athena, seu próprio satélite de internet, no início de 2019. O novo dispositivo é desenvolvido para “fornecer de forma eficiente acesso à banda larga em áreas sem cobertura e pobres em todo o mundo”, segundo um documento submetido ao órgão de telecomunicações em que aparece sob o nome PointView Tech LLC.

Com esse registro, o Facebook se junta à SpaceX, de Elon Musk, e à OneWeb, financiada pela Softbank — duas companhias que trabalham em projetos parecidos. De fato, a SpaceX lançou os dois primeiros satélites Starlink em fevereiro.

Não é a primeira vez que o Facebook tentou lançar um satélite. Em 2016, um foguete da SpaceX contendo um satélite do Facebook para fornecer conectividade na África avaliado em US$ 95 milhões explodiu durante o lançamento, embora o satélite, caso não fosse destruído, iria atingir uma órbita muito maior e fornecer internet mais lenta do que esses de baixa órbita. Após isso, os planos do Facebook ficaram estagnados. A empresa passou a se concentrar no projeto de drone movido à luz solar, mas recentemente abandonou os planos de construir seu próprio drone para criar tecnologias de base para tal fim.

Athena é apenas um projeto de pesquisa. Mas se for um protótipo para uma frota, essa frota seria para viabilizar o internet.org, o programa gratuito da rede para fornecer internet para pessoas em áreas sem conexão. O Facebook anunciou no início do ano que cerca de 100 milhões de pessoas no mundo estão conectadas por meio desse programa, que conecta usuários à rede por meio de uma suíte de apps chamado de Free Basics, no qual as pessoas podem navegar por alguns serviços sem serem cobrados.

A posição oficial do Facebook é que ter algum tipo de conexão é melhor que não ter nada. No entanto, a única opção de rede social disponível no Free Basics sem pagar taxas adicionais é o Facebook — não tem nem provedor de e-mail gratuito. E, claro, integrar novos usuários à rede assegura que a companhia ganhe uma posição ainda mais forte em mercados emergentes, onde para muitas pessoas o Facebook é o ponto principal de engajamento com a internet. Tais preocupações levaram ao banimento do serviço na Índia em 2015.

“Embora não tenhamos nada em específico para compartilhar sobre projetos atualmente, acreditamos que a tecnologia de satélite será um importante componente de próxima geração de infraestrutra de banda larga, tornando possível levar conectividade banda larga para regiões rurais, onde a conexão à internet é ruim ou inexistente”, disse o Facebook à Wired em um comunicado.

Competidores do Facebook nessa empreitada incluem a Alphabet, que abandonou um projeto de drone para se concentrar em balões e parcerias com companhias de satélite, e a SpaceX, que já lançou protótipos para sua rede de milhares de satélites de órbita baixa

[Wired]

Imagem do topo por Jeff Chiu/AP

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas