O Facebook diz que está abandonando uma ferramenta de escaneamento de rostos e introduzindo uma implementação mais ampla de outra – desta vez, avisando os usuários primeiro.

A configuração de sugestões de tags – ou aquela que permite aos usuários marcar facilmente seus amigos em fotos com base nas recomendações de nomes geradas pelo Facebook – não estará mais disponível, de acordo com uma nova postagem no blog de Srinivas Narayanan, líder de pesquisa aplicada do Facebook AI.

Em vez disso, agora todos terão acesso à configuração de reconhecimento facial que a empresa lançou inicialmente para alguns usuários em 2017 e que a empresa alegou ser usada para reforçar a segurança, como alertar os usuários quando eles aparecerem em uma foto que eles não estão marcados ou quando alguém possa estar usando a foto de um usuário em seu próprio perfil.

Narayanan observou que, com a implementação da ferramenta de reconhecimento facial do Facebook para aqueles que não a possuíam anteriormente, os usuários verão um aviso no feed de notícias sobre como a ferramenta funciona e como é usada pela empresa. O aviso também incluirá um botão para ativar ou desativar o recurso, e o Facebook diz que não ativará o reconhecimento facial por padrão para as pessoas que estão ganhando acesso só agora e não optarem por participar.

“Se você atualmente não possui a configuração de reconhecimento facial e não fizer nada, não usaremos o reconhecimento facial para identificá-lo ou sugerir tags”, disse Narayanan. “Além disso, recursos como o Photo Review, que permite que você saiba quando você aparece em fotos, mesmo que não esteja marcado, desde que tenha permissão para ver a postagem com base em sua configuração de privacidade, não será ativado. As pessoas ainda poderão marcar amigos manualmente, mas não vamos sugerir que você seja marcado se você não tiver o reconhecimento facial ativado. Se você já possui a configuração de reconhecimento facial, não receberá um aviso”.

As sugestões de tags foram usadas para sugerir nomes para os amigos dos usuários no Facebook. A empresa disse que os usuários que tinham o recurso ativado agora terão reconhecimento facial por padrão e serão notificados sobre essa mudança e como ele funciona.

Se toda essa transparência sobre privacidade de dados e educação sobre suas políticas parecer estranhamente altruísta, pense novamente. Parte do motivo pelo qual o Facebook decidiu lançar esta atualização agora pode ter a ver com o enorme acordo de US$ 5 bilhões firmado com a Federal Trade Commission em julho (embora ainda esteja pendente de aprovação).

Quando perguntado sobre o momento do anúncio, um porta-voz disse ao Gizmodo:

Este trabalho é a última fase de uma reprovação planejada há muito tempo da configuração Sugestões de Tags. Para dar um contexto, o esforço de 2017 foi o resultado de mais de dois anos de trabalho. Durante esse período, trabalhamos para melhorar a experiência de lançamento com base no feedback das pessoas, stakeholders de privacidade e órgãos reguladores. A decisão da FTC ainda está pendente de aprovação, mas conforme nossa publicação anterior, concordamos com uma estrutura de privacidade mais abrangente que determina como construímos nossos produtos. O reconhecimento facial faz parte dessa conversa.

Como parte de uma reclamação da FTC sobre a empresa, a agência alegou que o Facebook violava a privacidade do usuário de inúmeras maneiras, inclusive enganando os usuários sobre suas práticas de políticas de reconhecimento facial e – surpresa! – o recurso de sugestões de tags da empresa, ativado por padrão em contas de usuário. Por fim, o Facebook recebeu uma ordem para adotar uma série de novas medidas em torno de sua tecnologia de reconhecimento facial, incluindo educar os usuários sobre como ela funciona e exigir que a empresa obtenha seu consentimento caso os dados sejam usados ​​por razões além do explicitamente descrito pela empresa.

“Planejado por muito tempo” ou não, notificar os usuários sobre o uso de uma tecnologia que muitos deles podem não ter entendido anos após ter sido implementada parecer certo para uma empresa que falha continuamente em manusear dados de usuários.