_Facebook

Facebook testa novo design para o perfil dos usuários — de novo

Muita gente ainda está arrumando a casa após se mudar para a gráfica e detalhada Linha do Tempo (Timeline) do Facebook. O cheirinho de novo nem saiu ainda, mas a empresa já prepara novas mudanças. Veja como o seu perfil ficará em breve. Olhando para o perfil de Carl Franzen, da TPM, que já está […]

Nova Linha do Tempo do Facebook.

Muita gente ainda está arrumando a casa após se mudar para a gráfica e detalhada Linha do Tempo (Timeline) do Facebook. O cheirinho de novo nem saiu ainda, mas a empresa já prepara novas mudanças. Veja como o seu perfil ficará em breve.

Olhando para o perfil de Carl Franzen, da TPM, que já está com a nova Linha do Tempo (aparentemente em estágio beta), as mudanças são mais minimalistas. A maior é a alteração do local do seu nome e dados básicos (faculdade, trabalho, cidade onde mora etc.), de baixo da foto de capa para o topo, sobrepondo-a. As caixas de imagens que antes mostravam seus amigos e as fotos mais recentes agora foram comprimidas em retângulos com texto puro — embora a de fotos talvez seja mesmo um pouco redundante, já que há uma foto gigantesca no cabeçalho da Linha do Tempo. Basicamente, a linha superior inteira do perfil é espremida e o campo “No que você está pensando?” ganha muito mais destaque.

É “mais limpo”, mas isso nem sempre é uma coisa boa. Uma imagem é pouco para determinar se a mudança, no fim das contas, é positiva ou não, mas ela levanta algumas dúvidas. E se a imagem de capa for branca, como fica o contraste com o texto (em fonte branca)? Os quadradinhos com informações básicas também são mais apelativos, mais facilmente identificáveis ou, posto de forma simples, mais agradáveis de se verem do que texto puro.

É bem provável que o Facebook esteja considerando esses e outros fatores neste momento e, dependendo das respostas, essa atualização acabe sendo engavetada e jamais distribuída para todos os usuários. Franzen disse que “o Facebook não quis especificar quantos perfis de usuários estão envolvidos nesse teste, bem como se ele virará padrão no site.” [TPM]

Sair da versão mobile