_Facebook

Facebook começa testar integração do Messenger nas mensagens do Instagram

O Facebook aparentemente começou a liberar uma atualização que integra seus sistemas de chat do Instagram e Facebook Messenger nos Estados Unidos.

Logo do Facebook

Crédito: Carl Court/Getty

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já revelou que quer que todos os aplicativos de sua empresa se unam de alguma maneira. Entretanto, é mais fácil falar do que fazer, especialmente considerando que muitas pessoas que usam Instagram, a joia da coroa do Facebook, não querem se aproximar do aplicativo azul. No entanto, pode ser um pouco mais difícil ficar longe dele em um futuro próximo.

O Verge informa que na sexta-feira (14), o Facebook aparentemente começou a liberar uma atualização que integra seus sistemas de chat do Instagram e Facebook Messenger nos Estados Unidos. A nova integração foi anunciada silenciosamente por meio de uma mensagem pop-up que apareceu para os usuários quando eles abriram o Instagram em seus iPhones ou Androids.

“Há uma nova forma de trocar mensagens no Instagram”, dizia o pop-up, de acordo com o Verge.

O aviso também descrevia as novas características que acompanhariam a integração. Aparentemente incluiriam um novo visual colorido os chats, a capacidade de reagir (às mensagens, imagino) com qualquer emoji, a possibilidade de arrastar sobre uma mensagem para respondê-la e de conversar com pessoas que usam o Facebook.

Para aqueles que estão assustados, não tenham medo, pelo menos não neste momento. O Facebook aparentemente não está forçando os usuários a atualizar o Instagram imediatamente. Não está claro por quanto tempo os usuários serão capazes de atrasar essa integração, embora seja lógico que eles provavelmente serão forçados a fazê-lo em algum momento.

Entretanto, se essas opções parecerem interessantes e você decidir atualizar agora, você verá que o ícone típico de mensagens do Instagram no canto superior direito do aplicativo mudou. Na versão mostrada pelo Verge, o ícone foi substituído pelo logotipo do Messenger, exceto pelas cores, que se encaixam no design do Instagram.

As conversas nas DMs do Instagram são, aparentemente, mais coloridas. As mensagens mudam do azul para o roxo, o que é um pouco difícil de imaginar. Um usuário no Twitter compartilhou telas de como está esse visual, que você pode ver abaixo.

Eu pessoalmente não entendo porque o Facebook decidiu fazer essas mudanças com gradiente de cor. Quero dizer, o azul não é uma cor que eu associo ao Instagram, embora tenha acabado de analisar o ícone do aplicativo no meu celular e tenha visto uma pitada de azul logo no topo. Quando penso em azul, penso no Facebook, o que talvez seja o ponto.

Uma característica está ausente no momento: a capacidade de enviar mensagens aos usuários no Facebook a partir do Instagram. Como foi anunciada na mensagem que os usuários do Instagram receberam no aplicativo, é provável que isso se concretize em breve.

Permitir a integração de mensagens entre o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp faz parte do plano de Zuckerberg há algum tempo. Embora cada um dos aplicativos permaneça autônomo, o Facebook está trabalhando na integração de sua infraestrutura técnica. Isso significa que as pessoas que usam apenas um dos aplicativos do Facebook poderiam se comunicar com outros em seu império, mesmo que não usem o mesmo aplicativo.

Essa também é uma maneira de o Facebook competir diretamente com a Apple, que tem o iMessage, e os aplicativos do Google.

Como parte do esforço de integração, o Facebook também está incorporando criptografia de ponta a ponta em todos os aplicativos. Quando a notícia de seus planos foi publicada em 2019, a empresa disse que queria “construir as melhores experiências de mensagens” que pudesse e “facilitar o contato de amigos e familiares através das redes”.

Eu não sei vocês, mas a primeira coisa que pensei foi: “o Facebook está invadindo a Instagram”. Eu tenho contas em ambos os aplicativos, mas definitivamente tenho usado mais o Instagram nos últimos anos. Algo me diz que minha reação foi tranquila em comparação com as pessoas do Instagram que não gostam nada do Facebook.

Essas pessoas certamente não vão gostar de ver o ícone do Messenger no Instagram, sempre lembrando que um de seus aplicativos favoritos pertence ao Facebook. Mas depois de um tempo, eles provavelmente vão superar isso. O Facebook está entrelaçado em nossas vidas, para o bem e para o mal.

[The Verge]

Sair da versão mobile