Parece que, de meses em meses, surge um novo boato sobre o Facebook Phone. O momento chegou mais uma vez: segundo a Bloomberg, o Facebook está trabalhando de perto com a HTC (de novo) para lançar um smartphone em 2013.

Este não seria o primeiro smartphone delas: ano passado, chegaram ao mercado o HTC Status e o HTC Salsa, aparelhos com Android e um botão dedicado para compartilhar no Facebook. Só que a integração ia pouco além desse botão, e os celulares ficaram perdidos no mar de aparelhos que a HTC lançou em 2011.

Desta vez, parece ser diferente. A Bloomberg diz que o Facebook contratou uma equipe de engenheiros vindos da Apple e Palm, e a equipe está criando um “sistema operacional modificado” para o dispositivo. A Bloomberg não diz em nenhum momento qual é esse sistema operacional – o Android seria uma aposta segura – nem diz quão extrema é essa modificação no sistema.

E há menos detalhes sobre hardware, fora o fato de ser fabricado pela HTC. Mas, segundo a Bloomberg, houve um atraso no projeto: o Facebook Phone estava previsto para ser lançado no final de 2012, mas isto foi alterado para metade de 2013, para “dar à HTC mais tempo para trabalhar em outros dispositivos”. (E a HTC precisa ir além da linha One, lançada este ano, para evitar um lento declínio.)

Se o Facebook Phone vai se tornar realidade, ainda não é certo. Mas um detalhe parece bem claro: por mais estranho que pareça, o Facebook quer lançar um celular. [Bloomberg]