O Facebook está em uma jornada para se tornar o próximo YouTube. O site de vídeos do Google oferece livestreaming desde 2011; a rede social está incorporando este recurso também.

Como explica o Facebook, o vídeo ao vivo pode ser útil “se você estiver visitando um lugar novo, cozinhando a sua receita favorita, ou apenas se quiser compartilhar algumas ideias”.

O teste começou no iPhone entre usuários selecionados nos EUA, e vai se expandir. Para usar, é simples: abra o app, toque no botão “Status” e depois em “Vídeo ao vivo”.

Assim como no Periscope ou Meerkat, você pode escrever uma breve descrição e escolher para quem você quer compartilhar o vídeo. Segundo o The Verge, caso você escolha a opção “Público”, será enviada uma notificação para uma lista de “amigos próximos” gerada por algoritmos.

 

Durante o streaming, você verá o número de pessoas assistindo ao vídeo, o nome delas, e um fluxo de comentários em tempo real. Ao terminar a gravação, o vídeo será salvo na sua linha do tempo: você pode deletá-lo ou mantê-lo para outras pessoas assistirem depois.

Em agosto, o recurso de vídeo ao vivo foi lançado exclusivamente para celebridades e outros usuários influentes. O Facebook está tão interessado em vídeo para fazer com que anúncios nesse formato pareçam mais indolores – afinal, eles custam mais caro por deixarem uma impressão mais forte no público.

Facebook e video ao vivo

Hoje, o Facebook também anuncia uma novidade bacana: você pode organizar fotos e vídeos em uma colagem, como se estivesse contando uma história.

Ao compartilhar uma foto com o app para iPhone, você verá suas fotos recentes organizadas com base no horário e lugar que você as tirou. É possível selecionar fotos, organizá-las em uma grade, dar um título e publicar a colagem.

O Facebook explica que as colagens podem ser visualizadas em qualquer dispositivo, porém só podem ser criadas no iPhone – o suporte para Android virá no início do ano que vem. [Facebook via The Verge]