Facebook, WhatsApp e Instagram apresentam problemas no fim da manhã desta quarta-feira (3). Segundo relatos de usuários, o Facebook não carrega imagens nos posts, o WhatsApp não permite baixar áudios e imagens e o Instagram apresenta lentidão e dificuldades para carregar stories. As plataformas voltaram ao normal durante a noite desta quarta.

O DownDetector (que inclusive caiu recentemente) também aponta um pico de notificações de problemas no Facebook.

Procurada pelo Gizmodo Brasil, a assessoria de comunicação do Facebook enviou o seguinte posicionamento de um porta-voz da empresa, sem entrar em detalhes: “Sabemos que algumas pessoas e negócios estão com problemas para carregar ou enviar imagens, vídeos e outros arquivos em nossos aplicativos. Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível.”

Esse tipo de falha está se tornando mais recorrente nos últimos tempos. Só esse ano, isso aconteceu em março e em maio. No primeiro desses casos, a queda foi causada, segundo o próprio Facebook, por uma “mudança de configuração do servidor”.

Desta vez, o Facebook não deu justificativa e pediu desculpas pelo inconveniente. Disse um porta-voz da empresa:

Hoje mais cedo algumas pessoas e negócios tiveram problemas para carregar ou enviar imagens, vídeos e outros arquivos em nossos aplicativos e plataformas. A situação foi resolvida e normalizada para todos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente.