O Facebook está testando um roteador Wi-Fi que dá acesso gratuito à internet para usuários que fizerem check-in em um estabelecimento, como um café ou uma livraria.

Funciona assim: você acessa o Wi-Fi de um café, por exemplo, e seu navegador abre o Facebook. Depois que você fizer check-in, dizendo aos amigos onde você está, a navegação é liberada para qualquer site.

No entanto, você não é obrigado a fazer check-in, nem a usar o Facebook: basta pedir a senha para um atendente. Mas seria ótimo acessar o Wi-Fi sem precisar de senha.

A ideia é aumentar a presença social de empresas locais, já que após o check-in você é direcionado à Página dela no Facebook, para curtir ou ver ofertas.

O teste limitado foi descoberto pelo desenvolvedor Tom Waddington, que percebeu o código para uma função Wi-Fi na API da rede social. A empresa confirmou o teste à CNET: o Facebook fornece o roteador, mas a internet é por conta do estabelecimento.

Por enquanto, o teste parece limitado aos EUA, mas se a função for mantida, quem sabe ela se expanda a outros locais – talvez ao Brasil, um dos maiores países na rede social? Bem, se vier, só espero que o Facebook não fique bisbilhotando meu histórico de navegação. [Tom Waddington via CNET e InsideFacebook]