_Chrome

Esta assustadora extensão para Chrome pausa o YouTube quando você tira os olhos da tela

Quer trocar o que restou da sua privacidade por uma conveniência bem pequenininha? Já desejou que seu computador olhasse de volta para você enquanto você caça uma esquete engraçada de algum programa de TV no YouTube? Se a sua resposta para isso for “sim”, eu tenho a ferramenta certa para você. • O Chrome enfim […]

Quer trocar o que restou da sua privacidade por uma conveniência bem pequenininha? Já desejou que seu computador olhasse de volta para você enquanto você caça uma esquete engraçada de algum programa de TV no YouTube? Se a sua resposta para isso for “sim”, eu tenho a ferramenta certa para você.

O Chrome enfim começou a silenciar vídeos de reprodução automática por padrão
Como bloquear as irritantes solicitações de notificações de sites no Chrome

O FacePause é uma extensão para Chrome que rastreia o seu rosto enquanto você assiste ao YouTube. Quando o add-on nota que você não está olhando diretamente para a tela, ele automaticamente pausa o vídeo, te poupando de… bom, não temos certeza… ser multitarefado? A extensão funciona em grande parte como propagandeada, embora, quando eu o testei, o FacePause ocasionalmente tenha enfrentado dificuldades para detectar se eu estava, de fato, prestando atenção, o que fez o vídeo dar umas paradas.

O projeto foi criado pelo desenvolvedor alemão Mattias Hemmingsson para explorar o que os desenvolvedores seriam capazes de fazer com a API embutida FaceDetector, do Chrome. “Não confio em minha webcam”, escreve Hemmingsson, “então eu a mantenho coberta. E não confio no YouTube/Google, portanto, veja isso mais como um experimento da nvoa tecnologia do Chrome, em vez de um produto que você usaria todos os dias”.

Para testar a extensão, adicione-a ao seu navegador, habilite os recursos do Chrome de Experimental Web Platform (por meio dessa url: chrome://flags/#enable-experimental-web-platform-features), reinicie o navegador, abra um vídeo do YouTube, clique no slider que deve aparecer na parte de baixo da sua tela e permita o acesso à sua câmera. Ou simplesmente assista a uma demonstração disso em ação.

Isso provavelmente não é algo que você vá querer manter instalado em seu computador, mas é, ainda assim, um projeto intrigante e divertido de se testar por alguns minutos.

Imagem do topo: Captura de tela do YouTube/Mathias Hemmingsson

Sair da versão mobile