_Espaço

Elon Musk diz que o Falcon Heavy, da SpaceX, estará pronto para lançamento em uma semana

O fundador da SpaceX, Elon Musk, afirmou que o Falcon Heavy, veículo de transporte espacial sendo tratado como o foguete mais poderoso do mundo, estará pronto para seu primeiro lançamento em 6 de fevereiro. • Nem destruição de satélite espião queimou o filme da SpaceX com o governo dos EUA • A cápsula Dragon, da Space X, […]

O fundador da SpaceX, Elon Musk, afirmou que o Falcon Heavy, veículo de transporte espacial sendo tratado como o foguete mais poderoso do mundo, estará pronto para seu primeiro lançamento em 6 de fevereiro.

• Nem destruição de satélite espião queimou o filme da SpaceX com o governo dos EUA
• A cápsula Dragon, da Space X, completou com sucesso sua missão de reabastecimento da ISS

O Falcon Heavy é o foguete que Musk diz que poderia, eventualmente, levar astronautas e equipamentos para Marte como parte do projeto dubiamente seguro de habitação humana da SpaceX. Segundo a CNN Money, o único foguete mais poderoso desenvolvido por humanos foi o modelo Saturn V, da NASA, que foi aposentado nos anos 1970 e era capaz de levar aproximadamente duas vezes e meia a massa de seu novo concorrente — embora os três impulsionadores de primeiro estágio sejam projetados para ser reutilizados, o que é uma conquista técnica muito mais impressionante.

O primeiro voo levará uma carga falsa, embora Musk tenha brincado sobre usar o foguete para carregar um Tesla Roadster até o espaço (o que pode, de fato, ser o caso, julgando a partir das fotos de pré-lançamento do carro que estão na câmara de carga do Falcon Heavy). De acordo com a CNN, o Falcon Heavy já tem um acordo para levar satélites de telecomunicações para Arabsat, Inmarsat e Viasat, assim como uma carga chamada de STP-2, para as Forças Aéreas dos EUA e um passeio turístico em torno da Lua.

Musk já admitiu anteriormente que o lançamento não tem sucesso garantido, no entanto, e que, se algo der errado, todos esses projetos poderiam ser atrasados. Segundo o Verge, o Falcon Heavy inicialmente deveria estar pronto em 2013 ou 2014, e a SpaceX tem um longo histórico de foguetes experimentais explodindo na plataforma de lançamento, no meio do ar ou voltando ao solo, basicamente todos os estágios do processo.

[CNN Money]

Imagem do topo: AP

Sair da versão mobile