Eis um bom motivo para não confiar seus dados apenas à nuvem. O Dropbox confirmou que um bug em uma versão mais antiga do seu aplicativo para desktop excluiu arquivos de usuários em seus servidores.

O Dropbox diz que está restaurando alguns itens e já corrigiu o bug. Má notícia, no entanto: a empresa não poderá restaurar todos os arquivos perdidos.

O problema parece ter surgido entre usuários que ativaram a Sincronização Seletiva, que permite sincronizar com a nuvem apenas algumas pastas específicas. O bug aparecia depois de o sistema operacional travar, ou quando o usuário forçava a reinicialização: de repente, os arquivos eram apagados.

Para resolver isso, o Dropbox lançou novas versões de seus apps, e impediu que versões antigas com o bug continuem funcionando.

O Dropbox conseguiu restaurar boa parte dos arquivos, mas não tudo. Os usuários afetados receberam (ou receberão) um e-mail com Dropbox Pro de graça por um ano – ele normalmente custa US$ 99/ano – que oferece 1 TB de armazenamento e alguns recursos avançados.

Mesmo se você não foi afetado, é uma decisão sábia guardar seus arquivos também em outro lugar: falhas como essa podem acontecer em qualquer serviço na nuvem. Por isso, arranje um drive externo e um programa – como o gratuito Crashplan – para fazer backup. [Hacker News via Engadget]