_Smartphones

Que horas são? “Falso horário de verão” faz relógios atrasarem em uma hora

Neste domingo (16), muitos relógios de celulares atrasaram em uma hora devido ao fim do antigo horário de verão, caso ele ainda existisse por aqui.

Imagem: AP

Que horas são? Essa pergunta parece ter confundido muita gente na manhã deste domingo (16), quando muitos relógios de celulares atrasaram em uma hora devido ao fim do horário de verão – isso se ele ainda existisse por aqui.

Em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro havia assinado um decreto revogando o horário de verão, o que causou uma grande confusão em outubro e novembro do ano passado com relógios adiantando em uma hora já que estavam programados para entrar no novo horário. Agora, a história se repete, fazendo muita gente dormir mais do que deveria.

No ano passado, o próprio Google tinha publicado em seu blog oficial um aviso de que os aparelhos Android não atualizados poderiam ser afetados pelo “falso horário de verão”. Conforme apontamos na época, a melhor solução é desativar a opção de ajuste automático do horário em seus aparelhos.

Para isso, em celulares com sistema operacional Android, basta entrar nas Configurações > Sistema > Data e Hora e desativar as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático.

Já os usuários do iOS podem configurar o horário manualmente acessando Ajustes > Geral > Data e Hora, e desativando a opção Automaticamente. É possível também dar permissão para o dispositivo usar a localização atual para determinar o fuso horário correto em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços do Sistema e selecione a opção Ajuste de Fuso Horário.

Sair da versão mobile