Não, o Instagram não vai reduzir o alcance dos seus posts
De tempos em tempos, aparece algum tipo de hoax nas redes sociais. O tom geralmente é alarmista e demanda algum tipo de ação por parte dos usuários para não perderem algo que eles já têm. Era muito comum ver isso pelo Facebook, e agora começou a pipocar um no Instagram.
No caso, algumas pessoas têm publicado, seja nos stories ou mesmo na timeline, uma mensagem sobre redução de alcance de posts. Segundo o Instagram, isso é balela. “Os rumores sobre a redução de alcance não são verídicos. O Instagram não esconde posts das pessoas que te seguem”, informou a rede em comunicado.
Não sei se chegou a aparecer para você, mas a mensagem que circula por aí tem o seguinte conteúdo (e conta com algumas variações):
O Instagram limitou nossas postagens para que apenas 6% [em alguns se fala em 7%] dos nossos seguidores as recebam.
Se você está vendo essa postagem, por favor curta e comente “sim”.
Isso vai melhorar nosso algoritmo e você começará a ver nossas postagens.
Acho interessante, pois nem para hoax as pessoas são originais. No caso desse, ele começou a aparecer em países de língua inglesa nas últimas semanas de janeiro. Na ocasião, o Instagram fez até um thread no Twitter explicando isso.
We have not made any recent changes to feed ranking, and we never hide posts from people you’re following – if you keep scrolling, you will see them all. Again, your feed is personalized to you and evolves over time based on how you use Instagram.✌️
— Instagram (@instagram) 22 de janeiro de 2019
Como no Facebook, o Instagram não dá muitos detalhes sobre o funcionamento de sua timeline. Desde que passou a ser gerido por algoritmos (e não em ordem cronológica, como ocorria antigamente), o feed, explica a própria rede social, “exibe posts e contas com as quais o usuário mais se engaja, além de ser influenciada por outros fatores como período de postagem, frequência que você usa o Instagram, quantas pessoas você segue, etc.”
Resumindo, o Instagram dá uma ideia do funcionamento do feed, mas não fica muito claro, pois é tudo regido por algoritmos personalizados para cada usuário. O Independent observa que justamente a falta de clareza ajuda na disseminação de teorias da conspiração.
Nos EUA, o Instagram fez alguns esclarecimentos com alguns veículos de imprensa sobre o funcionamento dos seus algoritmos. Em suma, como explica o TechCrunch, são três os principais fatores que moldam o feed na rede:
Interesse: o Instagram tenta prever o quanto você se importará com um post; priorizando o que importa mais para você, determinado pelo seu comportamento passado com conteúdos parecidos e possivelmente pela visão de máquina do conteúdo do post.
Mais recentes: quanto tempo faz que o post foi compartilhado, com priorização de posts recentes em detrimento de posts publicados com mais de uma semana.
Relacionamento: quão próximo você é da pessoa que compartilhou, com priorização maior para pessoas com as quais você interagiu bastante no passado, fazendo comentários nos posts dela ou sendo tagueados juntos em imagens.
Bom, por ora, o Instagram não vai deve limitar o alcance dos posts. Então, se você quiser ter mais alcance, uma opção é ter uma atitude passivo-agressiva perante seus amigos e ficar perguntando a eles por que eles não ainda viram sua nova foto do feed ou seus últimos Stories. Ou talvez postar algumas coisas mais legais, né?