Fato ou fake: chocolate realmente causa acne e espinhas?

Veja dicas de especialista
Dia do Chocolate: como o cacau pode salvar seus dentes
Imagem: Pexels/Reprodução

No próximo domingo (20), é celebrada a Páscoa. A data é marcada por tradições que envolvem, sobretudo, o consumo de chocolate. Mas, o que fazer quando se tem acne? Será que o consumo do doce pode provocar a aparição de espinhas? Confira os mitos e verdades sobre o tema com o Giz Brasil!

banner

De acordo com o Dr. Raul Cartagena Rossi, médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor da farmacêutica TheraSkin, a alimentação tem, sim impacto na saúde da pele. Contudo, a ideia de que o chocolate é o responsável pelas espinhas é falsa. É o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e laticínios que causa acne — e não o chocolate em si.

O dermatologista explica que “o consumo frequente de doces, alimentos gordurosos, derivados de leite e carboidratos simples, como farinha branca, eleva os níveis de insulina no sangue”. “Isso estimula a produção de hormônios androgênicos, que aumentam a atividade das glândulas sebáceas e favorecem o aparecimento de espinhas”, diz.

Portanto, o problema principal está nos chocolates ao leite e branco, que contêm ingredientes mais prejudiciais. “Leite e açúcar são elementos que favorecem a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando inflamação e, consequentemente, o aparecimento de espinhas”, acrescentou.

Mas então, o que fazer para não abrir mão do chocolate na Páscoa?

Segundo Rossi, uma dica é dar preferência aos chocolates amargos, que podem até trazer benefícios para a saúde. Principalmente, os com pelo menos 60% de cacau na composição.

Isso porque esse ingrediente, o principal do doce, contém flavonoides com ação antioxidante, que protegem contra os radicais livres. Além disso, ele também é uma fonte de magnésio e triptofano, substâncias que estimulam a produção de serotonina e endorfina, causando sensação de bem-estar.

Então, para quem tem predisposição à acne, a dica do médico é “controlar o consumo e dar preferência ao chocolate amargo”. Ele também recomenda consultar um profissional para auxiliar nos cuidados diários com a pele.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas