_Tecnologia

Feliz aniverário, GIF! O maior tesouro da Internet completa 25 anos

Ah, o GIF. Se você ama a Internet, você ama aquele formato de arquivo de imagem comicamente comprimido e magicamente animado. Chamado oficialmente de Graphics Interchange Format, o GIF faz 25 anos hoje e tem uma longa história desde a sua origem humilde no GeoCities. Hoje ele é o queridinho da Internet. É incrível como […]

Ah, o GIF. Se você ama a Internet, você ama aquele formato de arquivo de imagem comicamente comprimido e magicamente animado. Chamado oficialmente de Graphics Interchange Format, o GIF faz 25 anos hoje e tem uma longa história desde a sua origem humilde no GeoCities. Hoje ele é o queridinho da Internet.

É incrível como o GIF se reinventou de globos girando e sirenes de polícia nos terríveis sites da década de 1990 (heh) para se transformar na única forma de comunicação online (sem ser vídeo) capaz de traduzir verdadeiramente emoções através da rede. O GIF começou a sua trajetória como um dos dois únicos formatos usados na web em 15 de junho de 1987 como um formato de arquivo fortemente comprimido que suportada até 8 bits de cores por pixel (ou uma paleta de até 256 cores por frame). Pense um pouco sobre isso: o que você ainda usa que foi criado em 1987?

Hoje, GIFs são usados em pequenas doses de entretenimento, histórias animadas curtinhas e que podem até serem classificadas como “arte”. Nós mandamos GIFs uns para os outros aqui no Giz todo dia e rimos muito com eles. Seus amigos provavelmente fazem o mesmo. E, sejamos honestos, os GIFs são provavelmente a metade da razão de existir do Tumblr. Não há nada melhor para arrancar um sorriso do mais carrancudo e frio usuário do que um grande e divertido GIF animado.

Um bom GIF, e praticamente qualquer coisa é “GIF-zável” atualmente, captura um momento específico para ilustrar uma emoção e ao mesmo tempo deixa de lado coisas suficientes para instigar a sua curiosidade. É um belo equilíbrio entre divertimento e admiração. Comemore os 25 anos do GIF com os seus favoritos.

E se você não gosta de GIFs, meu amigo…

Sair da versão mobile