Usar o Facebook para fuçar a vida dos outros nos quais estamos interessados é quase o novo esporte nacional, mas não dá para negar que dá um pouco de trabalho. Consome um tempo considerável. Por isso que o Friend-Watch, um novo aplicativo que promete facilitar tão nobre atividade, é tão interessante.

O Friend-Watch na verdade nasceu de um aplicativo chamado Who Is Not My Friend?, que foi lançado há alguns meses e banido logo depois. Este aplicativo só tinha a função de revelar quem havia escolhido cortar relações virtuais com você, mas renascido como Friend-Watch, ele traz muitos outros recursos, se tornando praticamente uma ferramenta estilo Google Analytics para o seu perfil no Feice. É possível ser avisado quando alguém troca o seu nome ou torna-se seu amigo, além de, claro, quando alguém desaparece da sua listagem de amigos. Também há gráficos de análise sobre o sexo e localização dos seus amigos, assim como um comparativo entre a quantidade de amigos que você tem e a média dos usuários da rede social. (Mas lembre-se: não ” ganha” quem tiver mais amigos!)

Para usar o aplicativo, clique aqui e espere que já tenha sido liberado novamente pelo Facebook. No momento em que escrevo este texto, ele está fora do ar, mas o desenvolvedor garante que dessa vez o aplicativo está nos conformes segundo os termos de desenvolvimento do Facebook e não será banido novamente. [Friend-Watch via TechCrunch]