_Fotografia

Essa ferramenta utiliza IA para substituir o céu em fotos e é capaz de alterar até os reflexos

O software de edição de imagens Luminar AI faz substituições automatizadas do céu tão detalhadas que até mesmo modificam reflexos.

Gif: YouTube - Skylum Software

Existem muitos motivos válidos para levantar preocupações sobre os recursos das ferramentas de edição de imagens com tecnologia de IA, mas se você é um viciado em pixels profissional, existem muitos motivos para estar animado com eles também, como o Skylum Software demonstra com seu novo software de edição de imagem, Luminar AI, que faz substituições automatizadas do céu tão detalhadas que até mesmo modificam reflexos.

Antes da (virtual) Adobe MAX Creativity Conference que acontece esta semana, a empresa divulgou uma atualização de recursos para o Photoshop. Aproveitando a plataforma Sensei de aprendizado de máquina da Adobe, uma nova ferramenta Sky Replacement promete agilizar pelo menos uma tarefa com a qual os editores de fotografia profissionais ocasionalmente têm de lidar: substituir um céu entediante em uma imagem por um que adiciona mais drama ou melhor corresponde ao humor pretendido de uma foto.

Como demonstrado em um breve vídeo de três minutos pelo gerente de produtos do Photoshop, Meredith Stotzner, a nova ferramenta de substituição Sky produz resultados impressionantes, além de ser um recurso fácil de usar, ajustando automaticamente as cores de uma foto para combinar as complexidades e sombreamento do céu sendo trocado. No entanto, uma área de preocupação na demonstração foi a capacidade da nova ferramenta de garantir que as áreas de uma foto que refletem o céu, como janelas ou a superfície de um lago, também sejam atualizadas com precisão para que novas adições ao céu, como nuvens, sejam refletidas com precisão.

Estamos curiosos para ver como o novo recurso do Adobe Sensei funcionará assim que for oficialmente introduzido no conjunto de ferramentas do Photoshop, mas o Skylum Software parece ter uma ferramenta de substituição automatizada do céu que já supera o que a Adobe divulgou.

Um ano atrás, a Skylum Software introduziu pela primeira vez uma ferramenta de substituição do céu alimentada por IA que simplificou o processo de edição para quase um clique, que trocava os céus e corrigia a cor da imagem de forma adequada, mas também não tinha a capacidade de levar em consideração áreas muito reflexivas em uma foto. Para 2021, junto com seu novo editor de fotos chamado Luminar AI, o Skylum Software está introduzindo uma nova ferramenta chamada Sky AI que leva as substituições automatizadas do céu para o próximo nível.

Fazer uma substituição adequada do céu manualmente é um processo demorado, particularmente quando reflexos pitorescos estão envolvidos, já que o novo céu tem que ser essencialmente trocado duas vezes, com uma segunda versão espelhada e distorcida na superfície da água. O Sky AI não apenas descobre onde os reflexos precisam estar, mas o faz automaticamente, preservando detalhes como objetos afundados na água ou coisas flutuando no topo, como uma família de patos, além de todas as correções de cor necessárias para combinar com todas as outras coisa na imagem de acordo com os tons do céu recentemente modificado.

Todas as ferramentas automatizadas de edição de imagens funcionam perfeitamente em demonstrações; resta ver como o Sky AI e o Luminar AI se saem bem nas fotos do dia a dia. Mas, quase semanalmente, estamos vendo esses tipos de ferramentas de edição de imagens com tecnologia de IA ficarem cada vez melhores, e a natureza de como são criadas significa que quanto mais imagens processam, melhor elas realmente se saem em suas tarefas específicas.

Alguns profissionais podem argumentar que automatizar estas tarefas minimiza a arte e o ofício da fotografia, mas a transição digital de cores e as ferramentas de edição de imagem à sua disposição agora, mesmo sem a ajuda da inteligência artificial, supera em muito o que os fotógrafos tinham acesso a até uma década atrás. Certamente, há um argumento a ser feito sobre criatividade, ou a falta dela, quando uma ferramenta alimentada por IA faz todo o trabalho para você, mas até que essa seja a norma, é difícil reclamar de ferramentas como essas simplesmente simplificando um fluxo de trabalho árduo.

Sair da versão mobile