_Facebook

Ferramenta que permite portar imagens do Facebook para Google Fotos começa a funcionar

O Facebook está finalmente liberando para todos os usuários o recurso que permite transferir fotos da rede social para o Google Fotos.

Ícones de aplicativos de redes sociais

AFP/Getty

Após testes realizados na Irlanda desde dezembro de 2019, o Facebook está finalmente liberando para todos os usuários o recurso que permite transferir fotos da rede social para o Google Fotos. A empresa já vem prometendo isso há um tempo como parte do Data Transfer Project, um projeto em conjunto com Google, Microsoft e Twitter para facilitar o processo de transferência de dados entre diferentes plataformas.

Para enviar suas fotos e vídeos do Facebook para o Google Fotos, basta acessar o menu de Configurações no Facebook, clicar em Suas informações no Facebook e depois ir em Visualizar na opção Transfira uma cópia de suas fotos os vídeos. Outra opção é acessar a página facebook.com/dtp.

Em comunicado, a empresa afirma que, apesar de por enquanto só permitir transferir os arquivos para o Google Fotos, a ideia é que o recurso seja compatível com outros serviços no futuro também.

Captura de tela: Facebook

Ainda no comunicado da companhia, é muito claro o esforço do Facebook em abordar a questão da privacidade de forma cautelosa. A empresa afirma que, para desenvolver a novidade, levou em consideração feedbacks de legisladores, reguladores, acadêmicos e especialistas de diversos países, “do Reino Unido e Alemanha, ao Brasil e Cingapura”, sobre proteção de dados.

De acordo com o Facebook, todos os dados transferidos são criptografados e antes que uma transferência seja iniciada, a plataforma sempre solicita que o usuário digite sua senha. Mas fica a dúvida sobre o quão segura será essa portabilidade de dados, principalmente considerando o histórico não muito favorável da rede social e outras empresas envolvidas no projeto em termos de privacidade.

Sair da versão mobile