_Brasil

Está em dúvida sobre em quem votar? Estas ferramentas podem ajudar a escolher seus candidatos

No próximo domingo, dia 7 de outubro, cidadãos irão às urnas escolher um deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente. No total, são 26.965 candidatos aptos a concorrer, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desta quarta-feira (3). Não é incomum eleitores indecisos, seja por não conhecer as ideias de candidatos […]

No próximo domingo, dia 7 de outubro, cidadãos irão às urnas escolher um deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente. No total, são 26.965 candidatos aptos a concorrer, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desta quarta-feira (3).

Não é incomum eleitores indecisos, seja por não conhecer as ideias de candidatos ou por ainda estar avaliando entre um e outro. De acordo com o levantamento da última pesquisa eleitoral do Datafolha para presidente, 8% dos entrevistados disseram que iriam votar em branco ou nulo e outros 5% responderam que ainda não sabiam em quem votar.

Essa indecisão pode ser ainda maior nos cargos legislativos, onde há mais candidatos.

Para ajudar nessa pesquisa por candidatos, existem algumas ferramentas que se baseiam em questionários para apontar quais políticos têm ideias similares às suas. Todas se dizem apartidárias e não declaram apoio a nenhum candidato. Listamos aqui algumas opções:

Legislativo

#TemMeuVoto

No #TemMeuVoto, o usuário indica o seu estado e responde a seis perguntas. As consultas têm a ver com processos e condenações na justiça, se o político já ocupou algum cargo público, questões sobre bem-estar social, costumes e prioridades para os próximos quatro anos.

Depois, basta navegar entre os cargos (deputado estadual, deputado federal e senadores) e visualizar quais são os políticos que responderam o mesmo que você. É possível conferir ainda uma breve biografia do candidato, seu partido e coligações, e-mail, declaração de bens e links para redes sociais.

O site foi desenvolvido em parceria com diversas entidades da sociedade civil, que você pode conferir na aba “Quem Somos” do site. De acordo com o #TemMeuVoto, as informações foram extraídas de fontes públicas oficiais (de vários tribunais) e de dados informados pelos próprios candidatos.

Match Eleitoral

Outra opção, bem similar ao #TemMeuVoto, é o Match Eleitoral, desenvolvido pela Folha de S.Paulo. O teste do jornal é mais complexo e possui mais perguntas – que vão desde questões políticas, econômicas e de costumes.

Por outro lado, ele não faz indicações de deputados estaduais, somente para deputados federais e senadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No final do questionário, é possível navegar pelos candidatos que tiveram o maior índice de combinação com as suas respostas e conferir como eles classificaram cada uma das questões.

Quem Eu Escolho

O Quem Eu Escolho foi desenvolvido pelo G1 e tem uma proposta ligeiramente diferente. Ele reúne os candidatos a deputado federal de todo o país, mas não há um questionário. Em vez disso, o usuário aplica filtros como partido, região de atuação, patrimônio e bandeiras.

Governador

Jogo Eleitoral

As opções para comparar as propostas dos governadores são escassas. O G1 preparou o Jogo Eleitoral, que funciona a partir de um questionário. O usuário precisa responder questões sobre como combateria a corrupção, quais são as prioridades na saúde, educação, transporte, habitação, emprego, saneamento, segurança, entre outros. No final, ele mostra o candidato mais compatível. É possível ainda conferir como cada candidato respondeu às questões.

Presidente

Calculadora de Afinidade Eleitoral

A Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 está disponível no site O Iceberg e foi desenvolvida por um grupo de servidores públicos. São 23 questões que abordam economia, segurança, educação, proteção social e energia – é possível responder “sim”, “não” ou “depende”.

Sintonia Eleitoral

A Sintonia Eleitoral é outra ferramenta do G1, mas para presidentes. Funciona de forma bem similar ao “Jogo Eleitoral”, para governadores. O usuário responde a um questionário bem complexo – são mais de 30 questões – e depois elas são comparadas com as respostas de cada candidato. A ferramenta utiliza também declarações públicas dos candidatos sobre os assuntos abordados.

No final, a Sintonia Eleitoral mostra o candidato mais compatível e mostra como você se encaixa no cenário político. É possível ainda conferir como cada candidato respondeu às questões.

Que presidenciável sou eu?

A Veja também preparou o seu questionário. O Que presidenciável sou eu? reúne 20 questões, que só podem ser respondidas com “sim” ou “não” – algumas questões têm uma terceira opção. No final, são exibidos uma porcentagem de quanto o pensamento de cada candidato se aproxima do seu e as respostas de cada um deles.

Bot de Urna

O Bot de Urna é um chatbot no Facebook que te ajuda a acompanhar os candidatos. Dentro da aplicação, é possível pedir informações sobre cada um deles. O chatbot responde com uma minibiografia, link para o TSE, link para o plano de governo e para as últimas notícias relacionadas a ele.

Facebook

O Facebook lançou uma ferramenta para que os eleitores conheçam os candidatos e programas de governo. A ferramenta aparecerá no Feed de Notícias para todos os usuários brasileiros nesta semana. Cada candidato pode criar quatro vídeos de 20 segundos, se apresentando e respondendo a três perguntas:

– O que te motivou a concorrer a presidente / governador / senador?
– Se eleito, o que é mais importante aprovar nos primeiros 100 dias do seu mandato?
– Por que essas eleições são importantes?

De acordo com o Facebook, a ferramenta foi pensada junto com a ONG apartidária Transparência Brasil e os vídeos são gravados pelos candidatos e suas equipes, sem a participação da rede social nos conteúdos.

***

Essas são algumas das ferramentas que não exigem cadastro dos usuários e podem ajudar a decidir o seu voto. Sempre vale a pena pesquisar mais sobre o candidato, caso você se identifique a partir dos questionários. Comparar os resultados de vários questionários também é válido.

Sair da versão mobile