O Facebook acabou de anunciar duas atualizações para seus apps no Android, o Facebook Messenger e o Facebook para Android, ambos com melhorias relacionadas ao bate-papo com seus amigos. Agora, os dois apps escondem a lista de contatos à direita, que se revela com um toque no botão no canto superior direito ou deslizando o dedo da direita para a esquerda.

Essa lista funciona  como o menu principal do app completo do Facebook, que aparece ao se deslizar o dedo da esquerda para a direita. Para ver quais amigos estão disponíveis na sua lista de contatos, apenas faça o movimento do lado oposto. Todos serão mostrados. O Messenger ficou mais rápido e agora também manda e recebe mensagens SMS direito do app — mas, para os que prezam a privacidade, o Facebook afirma que essa é uma função local, ou seja, que as mensagens não vão para os servidores da empresa, nem aparecem na web ou em outros aparelhos.

O Facebook para Android também recebeu várias das melhorias do Messenger que, além das já citadas, agora permitem ver quem está ativo, meio a la WhatsApp, o que segundo o Facebook faz com que “você e seu amigo saibam o quão rápido esperar uma resposta”; e ganharam um redesign nos bate-papos, com um layout de balões já característico nesse tipo de aplicação. Exclusivo do app do Facebook, há correções de erros para seleções de várias fotos, reinicializações do dispositivo e notificações push.

Como as melhorias atingem os dois apps, acaba que o Messenger fica um pouco redundante. Mas hey, no fim das contas é mais bate-papo com os seus amigos. As novas versões do Facebook e Facebook Messenger já estão disponíveis no Google Play. [Facebook, The Verge]